Um total de 26 cidades no estado terão na eleição, apenas um candidato disputando a prefeitura. Seis delas são da nossa região. Num raio de até 200 km estão Guaraci, Ariranha e Oriundiúva. As mais próximas são Vitória Brasil, Santa Albertina e Magda.
Como os cargos do Executivo (prefeito, governador e presidente) seguem o sistema majoritário, em que ganha o candidato que receber a maioria dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), basta um único voto para que o candidato único seja eleito. Todas as cidades têm menos de 43 mil eleitores. Dentre elas, a maior é Batatais, região de Ribeirão Preto, 42.018 eleitores. A menor é Borá com apenas 1.094 eleitores.
Os municípios com candidatura única no estado são: Alambari; Ariranha; Avaí; Balbinos; Batatais; Boa Esperança do Sul; Borá; Cândido Mota; Cruzália; Fernando Prestes; Guaraci; Holambra; Inúbia Paulista; Iperó; Jaborandi; Jumirim; Lutécia; Magda; Nuporanga; Oriente; Orindiúva; Piquerobi; Ribeirão Grande; Santa Albertina; Santa Lúcia e Vitória Brasil
Nas cidades com candidatura única, os candidatos homens são maioria. Somente três municípios possuem candidatas mulheres: Avaí, Orindiúva e Piquerobi.
De acordo com a Constituição Federal, na eleição para as prefeituras de municípios com menos de 200 mil eleitores, basta a maioria simples, isto é, ganha quem tiver mais votos, não havendo possibilidade de segundo turno.
Já na disputa para prefeituras das localidades com mais de 200 mil eleitoras e eleitores, é preciso a maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) para vencer a eleição.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) recebeu quase 80 mil pedidos de registro de candidatura. Os dados sobre os registros estão disponíveis na página Estatísticas Eleitorais do TSE.