Geral

Conheça os benefícios da reciclagem



Conheça os benefícios da reciclagem
A preocupação com o meio ambiente, a saúde e o desenvolvimento sustentável atinge a toda a população. Em Fernandópolis, a Associação dos Catadores de Recicláveis recolhe o lixo selecionado há seis anos nos bairros da cidade.

Durante todo o ano passado foram 451 mil e 987 quilos de metais, papéis, plásticos e vidros coletados pela Acarf. “Os moradores só precisam separar o lixo reciclável do orgânico, que são os alimentos, no galpão nós classificamos e embalamos”, explicou a presidente da Associação, Rosa Maria Gonçalves de Oliveira.

Um único caminhão e 15 funcionários trabalham nos cuidados com o meio ambiente diariamente. Cada dia da semana a coleta é feita em um setor. “Todos contribuem muito bem para a reciclagem, se contar, com mínima porcentagem, o Santa Helena é o bairro que mais seleciona o lixo”, afirmou a presidente.

Durante toda a semana os moradores do Santa Helena guardam garrafas pets, papéis e vidros para a coleta levar na terça-feira. “É uma forma de preservar o meio ambiente”, disse José Carlos dos Anjos, que reside no bairro e participa da boa ação semanal.

Não só casas domiciliares participam da arrecadação de materiais recicláveis: empresas e instituições de ensino realizam a separação. Como a coleta passa apenas uma vez na semana, os moradores que acumularem grandes quantidades de lixo rapidamente devido a festas e eventos, podem ligar para a central da Acarf que um carrinho passará para recolher o material.

Alguns setores da cidade não recebem visita constante dos catadores de recicláveis, porém quinzenalmente os bairros que não fazem parte do itinerário selecionam o lixo. “A população está consciente da importância da reciclagem e contribui bastante”, relatou Rosa, que contabiliza mil quilos por dia de recicláveis coletados.
Celina Cândida da Silva, moradora do Coester diz estar acostumada a separar o que é jogado fora. “Todos aqui do bairro fazem, é bom para a natureza”, disse a dona-de-casa, que cede o material todas as sextas-feiras. Após o trabalho social de separação por classe dos materiais, o lixo é comercializado com empresas de São José do Rio Preto, Araçatuba e Meridiano.

Esse trabalho auxilia na manutenção da saúde pública e dos aterros sanitários. Um ano de lixo reciclado aumenta em quatro anos a vida útil de um aterro. Além de manter a limpeza do meio ambiente, a Associação gera empregos para os catadores.

No início a Acarf possuía apenas uma carriola, hoje os catadores têm um caminhão e contêineres especiais -coloridos- para empresas.


Classificação
A coloração das lixeiras representa os materiais a serem colocados nos recipientes. Nas ruas de Fernandópolis não se encontram urnas coloridas devido a catadores de recicláveis independentes.
Eis as definições:
Amarelo: Metais, latas em geral, peças de alumínio e cobre, fios e pequenas sucatas.
Azul: Papéis, jornais, revistas, cadernos, folhas, papéis de escritório e laminados, sacos e embalagens de papelão.
Vermelhos: Plástico, garrafas e frascos, brinquedos, sacos, sacolas, potes, tampas, embalagens desmontadas e utensílios domésticos.
Verde: Vidros, garrafas, frascos em geral, potes, copos inteiros ou quebrados.


Itinerário
Cada dia da semana a coleta seletiva percorre um setor recolhendo os materiais recicláveis. Empresas como a Alcooeste contribuem com a preservação do meio ambiente quinzenalmente. Bairros que não fazem parte dos setores são eventualmente visitados pelo caminhão.

Segunda-Feira – Centro
Terça-Feira – Jardim Santa Helena
Quarta-Feira – Cesp e localidades perto do Estádio Municipal
Quinta-Feira – Coester I até a Brasilândia*
Sexta-Feira – Coester II até a Brasilândia*
Sábado – Rua Pernambuco até os bairros perto do Paulista
* O Caminhão não entra na Brasilândia, a coleta no bairro é realizada na terça