Saúde

Conselho Municipal de Saúde recebe computador



Conselho Municipal de Saúde recebe computador
O equipamento faz parte do Projeto de Inclusão Digital da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde e foi disponibilizado apenas para os municípios cadastrados no Conselho Nacional de Saúde.

Formado a partir de pré-conferências realizadas em todos os bairros da cidade no ano passado, o Conselho Municipal de Saúde é o elo de ligação entre a população e a saúde municipal. Os conselheiros foram escolhidos durante a 1ª Conferência Municipal da Saúde em Fernandópolis, realizada em julho de 2007 no Teatro Municipal. O evento, promovido pela Diretoria Municipal de Saúde, discutiu, definiu e direcionou o serviço no município a partir das reivindicações feitas pela população durante as pré-conferências para melhorar a qualidade de atendimento.

As pré-conferências foram realizadas durante os meses de junho e julho em todas as unidades de saúde com gestores municipais. O objetivo era ouvir a população dos bairros sobre os pontos positivos e negativos da saúde e suas sugestões para melhorar o atendimento. Foi a primeira vez que a população recebeu essa atenção.

A Diretoria Municipal de Saúde monta conselhos locais de saúde, um em cada bairro, organizado por seis membros daquela comunidade, que junto com a população, promovem reuniões destinadas ao levantamento dos assuntos mais importantes para cada localidade. Todas as solicitações são encaminhadas para o conselho municipal que atua na Central de Saúde, que fica encarregado de aprovar ou não as solicitações.

O Conselho Municipal de Saúde é formado por 300 pessoas: sendo 150 representantes das comunidades, 75 funcionários da saúde e 75 gestores (prefeita e diretores de saúde). Formando assim, uma comissão paritária, exigida por lei.