Educação

Conselho Tutelar alinha com escolas ações de proteção às crianças



Conselho Tutelar alinha com escolas ações de proteção às crianças
Foto - Secom/Prefeitura

Os conselheiros tutelares de Fernandópolis se reuniram nesta quarta-feira, 19, com diretores das escolas da rede municipal de Educação.

O encontro teve como principal proposta fazer um alinhamento das ações entre o Conselho e as unidades escolares, para que juntos possam desenvolver um trabalho rápido, seguro e eficaz para cada atendimento, garantindo a proteção das crianças e adolescentes.

Os conselheiros também orientaram todos os gestores escolares sobre a importância da atenção redobrada em casos de evasão escolar e quando constatadas suspeitas de abusos, ameaças, maus-tratos e todos os tipos de violência que envolvam os menores.

A recomendação é para que em primeiro instante o Conselho Tutelar seja acionado pela escola para investigação dos casos.   

De acordo com o presidente do conselho Alan Mateus, o trabalho conjunto entre o conselho Tutelar e as escolas é fundamental. Na escola as crianças passam grande parte dos seus dias, é o local onde elas interagem e sentem confiança.

Os diretores foram orientados sobre como agir e quando acionar o Conselho em constatação de qualquer alteração ou anormalidade envolvendo a segurança e proteção dos menores.

A secretaria de Educação Lucimara Rossato, diz que o encontro foi importante para orientar os diretores de como proceder diante das demandas que envolvem a integridade dos alunos, bem como seu desenvolvimento escolar.