Geral

Construção da Hidrelétrica de Ilha Solteira esconde repressão da Ditadura Militar



Construção da Hidrelétrica de Ilha Solteira esconde repressão da Ditadura Militar
A fronteira entre São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul ganhou a hidrelétrica de Ilha Solteira, que começou a ser construída no final da década de 60 pelo governo militar brasileiro. Contra a obra estava o líder religioso Aparecido Galdino Jacintho, o “Aparecidão”, conhecido como O Profeta das Águas. Além de pregar, ele tinha como objetivo salvar o rio Paraná. Aparecidão acabou detido pelo governo da ditadura militar e foi transferido para um manicômio. Ainda vivo, ele já passou dos 80 anos e continua a fazer profecias. Documentos de época e arquivos judiciais revelam o que se passou na ocasião e a história do personagem. Pessoas que participaram de tudo também dão seu depoimento.

Aparecidão ficou preso durante nove anos, os dois primeiros como preso político e sete em hospitais psiquiátricos. Leopoldo Nunes, diretor do filme de O Profeta das Águas começou a reunir material em 1986, mas apenas em 2002, após concretizar uma parceria com a TV Cultura, ele finalmente concluiu seu filme. Com um orçamento de aproximadamente R$ 150 mil, “O Profeta das Águas” é uma produção conjunta da TV Cultura, STV (TV Sesc/Senac) e prefeituras de Rubinéia e Santa Fé do Sul.

Sinopse: Em 1966, o governo militar brasileiro decide iniciar a construção da hidrelétrica de Ilha Solteira, que inundaria toda a região de Rubinéia, na fronteira de São Paulo com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em outubro de 1970, o líder religioso Aparecido Galdino Jacintho rezava com seus fiéis no seu templo, em Rubinéia, à espera do Exército Nacional, que se juntaria ao Exército da Força Divina. Juntos, partiriam rumo a Mato Grosso para curar, pregar a paz e praticar a justiça, além de impedir a construção da barragem. Enfim chega a Força Militar, conforme a profecia, porém, não para se unir aos fiéis de Galdino, mas para reprimir o líder religioso e todos os seus seguidores, através de violência brutal. O filme resgata documentos históricos de arquivos das justiças comum e militar, arquivos de hospitais psiquiátricos e localiza diversas pessoas que vivenciaram o episódio.

Documentário
Nome Original:O Profeta das Águas
Diretor:Lepoldo Nunes
Ano:2005
País:BRASIL
Duração:83 minutos
Disponível em DVD