O trabalhador autônomo Ari Pedro dos Santos, de 62 anos, propôs ação de dano moral contra a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo Sabesp, por causa do corte de fornecimento em sua casa.
Segundo Ari Pedro, o imbróglio começou porque no imóvel de sua propriedade existem duas casas. Ele reside numa e aluga a outra. Há dois hidrômetros. O inquilino atrasou o pagamento de sua conta, mas fez um acordo com a empresa. Porém, deixou de cumpri-lo e mudou-se da residência.
A empresa, na versão de Ari Pedro, teria transferido os débitos para o hidrômetro do autônomo. Um dia, teria aparecido um funcionário da companhia de saneamento e dito que iria cortar o fornecimento de água. Mesmo diante das ponderações de Ari Pedro, que mostrou as contas pagas, o corte foi efetuado.
Esse episódio deu origem ao Movimento Popular Abaixo a Exploração da Sabesp, fundado em Fernandópolis por Ari Pedro e José Reginaldo Landim. Sempre segundo Ari Pedro, a juíza que julgou o processo teria arbitrado a indenização em 20 salários mínimos e determinado a manutenção da liminar.
As pessoas devem fazer valer os seus direitos. Quem tiver algum problema parecido deve procurar a Justiça, disse Ari Pedro.