Saúde

Contra o aedes, Saúde pulveriza bairros para conter dengue



Contra o aedes, Saúde pulveriza bairros para conter dengue

Enquanto o coronavírus domina as atenções da população, o aedes aegypti continua fazendo vítimas em Fernandópolis. De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade atingiu a marca de 827 casos positivos de dengue este ano. Em 2019, a cidade registrou 4,6 mil casos de dengue. 
Para tentar baixar a infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus, Febre Amarela e Chikungunya, a Prefeitura, em coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo pulverização nos imóveis em diferentes bairros da cidade. Nesta semana, a operação está pulverizando imóveis no bairro da Brasilândia. 
Essa operação também foi realizada nos bairros Coester, Corinto, Planalto e os demais nas proximidades dos cemitérios do município. As regiões que recebem a pulverização são escolhidas de acordo com a quantidade de casos de dengue e outras doenças causadas pelo Aedes. 
Todas as casas devem receber o serviço, por isso é importante que os moradores liberem a entrada dos profissionais. O produto utilizado é a base de água e não mancha paredes, nem móveis. Depois da pulverização, os proprietários devem ficar 25 minutos fora do imóvel.
Segundo nota da prefeitura, a pulverização combate o mosquito na fase adulta, não tendo eficácia contra suas larvas. “Desta forma, é fundamental que os cidadãos mantenham o hábito de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, deixando os imóveis livres de objetos que possam acumular água”, diz a nota.
O trabalho é realizado por empresa contratada pela Prefeitura, a Espante Dedetizadora, que trabalha com profissionais identificados com crachás e camisetas verdes com golas e mangas laranjas.