Emprego

Contratação emergencial tem disputa recorde por vagas



Contratação emergencial tem disputa recorde por vagas

A abertura do processo seletivo da prefeitura para contratação emergencial de 297 trabalhadores em diferentes cargos atraiu 3,7 mil candidatos na disputa por vagas de trabalho temporário por seis meses, no máximo um ano. O número revela apenas uma parte do problema do desemprego que assola a cidade, que faz parte do drama nacional gerado pela crise econômica e agravada durante a pandemia. 
A Prefeitura de Fernandópolis divulgou na quinta-feira, 3, no Diário Oficial do Município a lista dos candidatos com as inscrições validadas para as provas prática e objetiva do processo seletivo nos dias 12 e 13 de março. De acordo com a prefeitura foram validadas 3.792 inscrições. Foram indeferidas 24 inscrições por inconsistência nos dados apresentados. Entre os inscritos a maioria é do sexo feminino.
Dos 12 cargos com vagas abertas, o maior número de inscritos ocorreu cargo de recepcionista foi o que atraiu maior número de candidatos: 1.328 inscritas por 75 vagas, o que representa uma disputa de 17,7 candidatas por vaga. Mas, a maior proporção de candidatos por vaga ocorre no cargo de tratorista. São três vagas e 112 candidatos, isto é, 37,3 candidatos por vaga (veja quadro). Os salários para as funções com vagas abertas variam de R$ 1.513,82 a R$ 2.199,31.
A Prefeitura de Fernandópolis deve publicar nos próximos dias edital convocando os candidatos e definindo os locais e horários para as provas.
O processo seletivo simplificado constará de prova objetiva para as Recepcionista, Auxiliar Educacional, Copeira, Auxiliar de Cozinha, Cuidador, Varredor de Rua/Gari, Auxiliar de limpeza e Monitor de Transporte Escolar. Serão 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos, Lei Orgânica do Município e questão da história de Fernandópolis.
A prova prática será aplicada às funções de: auxiliar de serviços gerais/braçal, pedreiro, servente de pedreiro e tratorista.
Segundo a prefeitura, a contratação emergencial é “em razão da necessidade de assegurar a continuidade do serviço público, para a contratação de pessoal por tempo determinado, para atender as necessidades de excepcional interesse público para as atividades desenvolvidas pelo Programa ‘Frentes de Trabalho’, em extinção por força do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre o Poder Público Municipal e o Ministério Público do Trabalho, até que se ultime a reestruturação administrativa e a definição de contratação de empresa para fornecimento de mão de obra para a prefeitura”.