Saúde

Coronavírus: escolas, universidades e até igrejas fecham em Fernandópolis



Coronavírus: escolas, universidades e até igrejas fecham em Fernandópolis

Neste domingo, 15, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nota afirmando que existem três casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no município.  Os pacientes passam bem, mas estão isolados em suas residências e sendo monitorados.

As coletas de exames foram feitas pelo CADIP na última sexta-feira, 13, encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz e aguardam os resultados. Ainda sexta-feira, pela manhã, em entrevista à Rádio Difusora o médico infectologista do Cadip Márcio Gaggini falava de dois casos de síndrome gripal, mas que não se enquadravam no protocolo do coranavirus. E que o exame solicitado foi por precaução.

No mesmo dia Rio Preto confirmou o primeiro caso de Covid-19 em uma mulher que veio da Itália. O exame aguarda a contraprova. Diante do quadro preocupante Fernandópolis montou plano de contingência para se preparar para a chegada do vírus e a população também.

ASILO

ASILO

No final de semana, o Parque Residencial São Vicente de Paulo adotou medidas para evitar que o coronavírus chegue aos idosos que são acolhidos no Asilo.

As visitas foram restringidas a familiares, dois por idoso, e desde que os visitantes não estejam com sintomas de gripe ou doenças. A medida vale por tempo indeterminado.

Os idosos formam a população de risco e devem evitar aglomerações neste período.

ESCOLAS ESTADUAIS

ESCOLAS ESTADUAIS

No Estado de São Paulo já foram adotadas medidas de interrupção das aulas e de restrição a eventos públicos para reduzir a transmissão local do vírus.

A rede estadual de ensino reúne 5,1 mil escolas e atende 3,5 milhões de alunos. As aulas serão interrompidas gradualmente a partir de hoje até o próximo dia 23, quando a paralisação será total nas unidades de ensino. O Governo de São Paulo recomenda que a medida também seja adotada por todas as escolas particulares do estado.

O dirigente regional de ensino, Cândido José dos Santos, fala ao vivo, hoje, durante o programa Rotativa no Ar, da Rádio Difusora, a partir das 10h, sobre as medidas que serão adotadas nas escolas de Fernandópolis.

Dentre elas, nesta semana as escolas permanecerão abertas para receber as famílias dos alunos e oferecer orientações. Uma delas é evitar que crianças e jovens permaneçam em casa sob a tutela dos avós ou parentes com mais de 55 anos. Os idosos formam o grupo mais vulnerável aos sintomas respiratórios graves provocados pelo covid-9.

Durante a interrupção, a Secretaria da Educação buscará opções para que todos os alunos participem de aulas ou atividades educacionais pela internet. A retomada do ano letivo só será definida conforme o avanço do coronavírus for contido no estado de São Paulo.

ESCOLAS PARTICULARES

ESCOLAS PARTICULARES

O Colégio Coopere, divulgou nota comunicando a suspensão das atividades educacionais, a partir desta segunda-feira, 16.  A nota diz ainda que, em breve, a escola enviará aos grupos de cada sala, via Whatsapp, mensagens com orientações a respeito de vídeos-aulas às quais os alunos poderão assistir em casa. A secretaria da escola funcionará normalmente para esclarecimentos.

Os Colégios Anglo e Objetivo não suspenderam as atividades, mas adotaram uma série de medidas de prevenção, dentre elas à abonação de faltas aos alunos que não comparecerem e a readequação do calendário escolar.

As instituições ainda recomendaram que os alunos que estiverem com problemas de saúde não compareçam às aulas, além da diminuição do contato físico.

UNIVERSIDADES

UNIVERSIDADES

Através das redes sociais, a Universidade Brasil, com campus em Fernandópolis, anunciou a suspensão das aulas a partir desta segunda-feira, 16 até o dia 23

Na mesma nota, suspendeu todos os estágios acadêmicos realizados nos Hospitais de Ensino e Unidades de Saúde credenciados pela Universidade Brasil no mesmo período.

Nesse intervalo, serão ofertadas atividades pedagógicas por meio de ensino a distância.

O prazo de retorno às atividades normais será revisado diariamente, para não prejudicar alunos e tampouco a população.

A FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis -, também através das redes sociais, emitiu comunicado suspendendo as aulas a partir desta segunda-feira, mantendo atividades apenas por meio digitais.

IGREJAS

IGREJAS

Pelo menos duas igrejas já anunciaram a suspensão de suas atividades religiosas em prevenção a proliferação do coronavírus. A Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Congregação Cristã do Brasil foram as primeiras a comunicar a suspenção.

A igreja católica ainda não divulgou nenhum comunicado a respeito. A Paróquia Santo Expedito, que compreende a região Oeste do município publicou uma série de dicas de prevenção à transmissão do vírus, mas nada ainda em relação à suspensão das missas e atividades religiosas.