Saúde

Coronavírus zera estoques de álcool gel e máscaras nas farmácias de Fernandópolis



Coronavírus zera estoques de álcool gel e máscaras nas farmácias de Fernandópolis

A Covid-19, conhecida como coronavírus, está provocando uma grande demanda por álcool gel e máscaras nas farmácias de todo o país. Apesar do esforço dos fabricantes e distribuidores, os estoques estão quase zerados e não há, pelo menos por enquanto, uma previsão de quando serão reabastecidos integralmente.

Em Fernandópolis, por exemplo, está faltando álcool gel ou máscaras na maioria dos estabelecimentos. A demanda é tão grande que algumas farmácias, inclusive de redes, não dispõe desses produtos nos estoques das unidades e relata dificuldades para efetuar novos pedidos nas distribuidoras. “Os nossos estoques não duram mais do que três dias. O que tenho de álcool gel só dar para hoje”, disse Antônio Carlos Martins, da FarMax.

Das sete farmácias visitadas, duas não tinham mais álcool gel nem máscaras no estoque. Segundo um funcionário que não quis se identificar, em virtude da grande demanda, o álcool gel sofreu um aumento de mais de 30%% nos últimos dias. “A orientação do distribuidor [não revelado pela fonte] é que os preços devem ser ajustados nessa margem, uma vez que esse procedimento já foi realizado na maioria das farmácias abastecidas”.

Segundo os gerentes das farmácias visitadas, os estoques atuais não são suficientes para atender a demanda dos próximos dois dias, com previsão de zerar em todas as unidades se não forem reabastecidos. A maior dificuldade encontrada para o reabastecimento está na grande demanda apresentada nos últimos dias sendo que, em alguns casos, falta máscaras até na distribuidora.

MANIPULAÇÃO

MANIPULAÇÃO

A demanda por álcool gel também aumentou nas farmácias de manipulação. A grande procura levou algumas delas a pedirem que os clientes levem o frasco, pois não há mais nos estoques.

MUNDO

MUNDO

Já foram registrados 170 mil casos de Covid-19 no mundo. Desse total, 81 mil casos foram registrados na China, país onde o surto teve início e se alastrou na Ásia, Europa e América. Do total de infectados, 6,5 mil pessoas morreram em virtude da doença.

BRASIL

BRASIL

Segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmados em 25 estados e no Distrito Federal, 200 casos de coronavírus no Brasil, mais 1.913 casos suspeitos e 1.486 casos descartados. O balanço oficial foi divulgado no último domingo, 15, e não inclui nove casos confirmados pela secretaria estadual no estado da Bahia. Há ainda mais 14 casos confirmados pela secretaria de saúde do Distrito Federal contra oito do Ministério, quatro casos no Espírito Santo contra um do Ministério e os dois primeiros casos confirmados no Mato Grosso do Sul. Não foi registrado nenhum óbito até agora.

SÃO PAULO

O estado apresenta 1.125 casos suspeitos, 136 casos confirmados e 551 descartados. A maior parte dos casos confirmados foram registrados na cidade de São Paulo.

FERNANDÓPOLIS

FERNANDÓPOLIS

Neste domingo, 15, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nota afirmando que existem três casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no município.  Os pacientes passam bem, mas estão isolados em suas residências e sendo monitorados.

As coletas de exames foram feitas pelo CADIP na última sexta-feira, 13, encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz e aguardam os resultados. Ainda sexta-feira, pela manhã, em entrevista à Rádio Difusora o médico infectologista do Cadip Márcio Gaggini falava de dois casos de síndrome gripal, mas que não se enquadravam no protocolo do coronavírus e que foi solicitado um exame por precaução.

No mesmo dia Rio Preto confirmou o primeiro caso de Covid-19 em uma mulher que veio da Itália. O exame aguarda a contraprova.