Rio Preto elegeu neste domingo, 27, seu novo prefeito em segundo turno. Coronel Fábio Cândido (PL) que já havia colocado larga vantagem sobre Itamar Borges (MDB) no primeiro turno. Ele é 19º prefeito eleito pelo Partido Liberal na região.
O resultado da eleição aborta os planos de Itamar Borges de repetir a trajetória de Edinho Araújo que foi prefeito em Santa Fé do Sul e se elegeu prefeito em Rio Preto já na primeira tentativa. Todas as quatro eleições que disputou em Rio Preto, Edinho venceu.
Coronel Fábio Cândido se elegeu com 59,97%% dos votos (123.349). Itamar Borges ficou com 40,03% (82.349). Novamente a abstenção bateu recorde, com 34% dos eleitores deixando de comparecer às urns.
Com a eleição em Rio Preto definida, está desenhado o mapa partidário nas 98 prefeituras que compõem a região administrativa.
O PSD de Gilberto Kassab, levou quase a metade das 98 prefeituras da região. As 45 cidades que serão governadas pelo PSD. Entre as maiores, estão Votuporanga e Mirassol.
Com a vitória em Rio Preto, o PL chega a 19 prefeituras. Além de Rio Preto administrará também Fernandópolis e Jales
O Republicanos levou 13 prefeituras de cidades menores. Entre os partidões, o MDB tem 5, PP e União Brasil 4; PSDB 3; Podemos 2; Mobiliza, PSB e PRD, uma cada.
PREFEITOS ELEITOS NESTE SEGUNDO TURNO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Ricardo Nunes (MDB) - São Paulo
Cel. Fabio Candido (PL) - São José do Rio Preto
Henrique do Paraíso (Republicanos) - Sumaré
Sérgio Victor (Novo) - Taubaté
Alexandre Ferreira (MDB) - Franca
Marcelo Lima (Podemos) - São Bernardo do Campo
Lucas Sanches (PL) - Guarulhos
Rogério Santos (Republicanos) - Santos
Farid Madi (Podemos) - Guarujá
Ricardo Silva (PSD) - Ribeirão Preto
Anderson (PSD) - São José dos Campos
Murilo Félix (Podemos) - Limeira