Religião

Corpus Christi em Fernandópolis terá celebração diferente, diz paróquia



Corpus Christi em Fernandópolis terá celebração diferente, diz paróquia

A pandemia do coronavírus impôs a necessidade de se readaptar ao novo normal. Se antes dela, as redes sociais, por exemplo, não eram bem-vistas pelos evangélicos mais tradicionais, agora se tornaram fundamentais para a realização de atividades religiosas de forma remotas. E isso se aplica bem às igrejas que tem transmito cultos, missas e demais eventos religiosos por meio delas, sobretudo, no Facebook.

Nesta quinta-feira, 11, será celebrado o dia Corpus Christi, uma das celebrações mais conhecidas do calendário católico e que tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. O Corpus Christi é celebrado 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Este também é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas.

Segundo a paróquia Santo Expedito em Fernandópolis, este ano, a nossa celebração será um pouco diferente. A programação da celebração está dividida em três momentos e os fiéis, mais uma vez, terão que assistir à missa transmitida pelo Facebook e receber as bênçãos.

“Teremos a Santa Missa, sem a presença dos fiéis, às 9h da manhã da quinta-feira. Será possível acompanhar a transmissão ao vivo pela nossa página no Facebook”, informou a paróquia Santo Expedito.

A paroquia explicou também que haverá carreata por algumas ruas da cidade.

“Logo após a missa teremos a carreata com o Santíssimo. Convidamos você a nos acompanhar com seu veículo, transladando o Santíssimo pelas ruas de nossa paróquia, passando pelas comunidades. Atente-se às medidas de proteção contra o Coronavírus”, explicou.

O terceiro momento da celebração está reservado para abençoa dos fiéis. Para aglomeração e o risco de contaminação por coronavírus, os fiéis receberão a benção. 

“Após a carreata, faremos a bênção dos fiéis que passarão em seus veículos pela rua Rafael Chiarelo, em frente à igreja matriz Santo Expedito. Você também poderá dedicar um momento de adoração ao Santíssimo que estará exposto. Atenção: não se poderá descer do veículo em nenhum momento, por medida de segurança”, concluiu.

A paroquia recomenda ainda que os fiéis levem seus objetos para serem abençoados.

Segundo a literatura, procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Segundo o catolicismo, com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.