Política

Corrida eleitoral tem mais um pré-candidato lançado; Solidariedade confirma Cabo Santos



Corrida eleitoral tem mais um pré-candidato lançado; Solidariedade confirma Cabo Santos

A pouco mais de 100 dias das eleições, adiadas para 15 de novembro, o xadrez político em Fernandópolis está se preparando para entrar na chamada fase de negociações entre os partidos políticos para coligações na disputa majoritária. Até 16 de setembro, prazo final para a realização das convenções partidárias, muitas reuniões vão acontecer para costura de acordos. 
Vários nomes já ocupam espaço no cenário político como pré-candidatos a prefeito: João Pedro Siqueira (PSDB), Renato Colombano (Republicanos), Henri Dias (PTB). O PSD, de Ana Bim, ainda não se posicionou nesse cenário, mas tem a opção do médico Avenor Bim. E claro, tem o prefeito André Pessuto (DEM) candidato natural à reeleição, com apoio de MDB e PP, podendo ter também o PSDB.
Nesta semana, a corrida eleitoral ganhou mais um pré-candidato a prefeito: o bolsonarista, Cabo Santos foi confirmado pelo Diretório Estadual do Solidariedade. A nota foi lançada no site do partido na quinta-feira, 30, com destaque: “Solidariedade oficializa Cabo Santos como pré-candidato a prefeito de Fernandópolis”. Na nota, o partido justifica que com 9,54% dos votos validos na última eleição para deputado estadual, Santos surge como principal líder oposicionista. O presidente da Comissão Provisória em Fernandópolis, Rodrigo Preihsner, consultado por CIDADÃO confirmou a informação. “Cabo Santos é nosso pré-candidato”, afirmou.   
O Solidariedade, que se estruturou nos bastidores da política nos últimos anos, justifica o anuncio com o nome de Ailton José dos Santos (Cabo Santos), sustentado na votação (4,9 mil votos) que teve na eleição para deputado estadual e no fato dele se posicionar nas redes sociais como principal líder oposicionista. 
Em contato com CIDADÃO, Cabo Santos ratificou a posição. “Sou pré-candidato a prefeito. Sempre deixei clara a minha postura e, por isso, muitos da velha política trabalham contra mim. Por isso estou colocando meu nome à disposição”. 
É bom lembrar que Cabo Santos foi um dos principais líderes bolsonaristas em Fernandópolis e foi candidato pelo PSL, partido que elegeu Bolsonaro presidente. No entanto, ele está saindo candidato agora pelo Solidariedade, que é um partido de centro. 

Como o partido Aliança pelo Brasil, lançado por Bolsonaro depois que deixou o PSL, não ficou pronto para as eleições municipais, o grupo liderado por Cabo Santos decidiu deixar o PSL e buscar espaço no Solidariedade, por segurança jurídica, ou seja, para garantir a ele e seu grupo a possibilidade de disputar as eleições municipais, de prefeito e com chapa completa de vereadores, em um partido estruturado.
Além disso, cita o fato da direção estadual do PSL ter se reunido com a “elite política local” e orientar reuniões para tratar do partido. “Não senti segurança em ficar no PSL”, afirma.  “Vamos ver o que vai acontecer até as convenções”, disse o pré-candidato.

PSD diz que analisa quadro para decidir sobre candidatura a prefeito

O PSD – Partido Social Democrático – que tem como principal liderança a ex-prefeita Ana Bim, anunciou que tem chapa completa de pré-candidatos a vereador (a) e que estuda o quadro político para decidir sobre a eleição majoritária, de prefeito.
O anúncio foi feito pelo presidente do partido Avenor Bim, em nota ao CIDADÃO.  “Estamos analisando o que poderá ser melhor para Fernandópolis, para tomarmos uma decisão mais coerente possível. O partido não quer tomar decisões precipitadas para errar menos, apesar de que ‘errar é humano’”, disse Avenor. Ao lado do filho Kiko Bim, tem participado de encontros políticos.
No início do ano, a hipótese mais comentada era de uma chapa formada por José Carlos Zambon (que foi vice-prefeito de Ana Bim) e Avenor Bim. Contudo, recentemente Zambon desistiu de se candidatar a prefeito pelo PSDB e abriu caminho para João Pedro Siqueira anunciar a pré-candidatura. Recentemente nas redes sociais João Pedro anunciou encontro com Avenor e Kiko. 
“O PSD está regular, organizado e em plena atividade. Vamos aguardar para que Deus nos ilumine, na escolha do melhor caminho para nossa cidade”, completou Bim.