Geral

Corte de ipê no Uirapuru revolta moradores



Corte de ipê no Uirapuru revolta moradores
Ednel José Gregório e Lourdes Gregório, proprietários de uma chácara no bairro Jardim Uirapuru, denunciaram a CIDADÃO esta semana o corte de um ipê rosa durante as obras de asfaltamento realizadas pela prefeitura no bairro. Segundo a denúncia, a árvore foi cortada na última segunda-feira, dia 24.

“Eu não estava na cidade no dia em que cortaram o Ipê, e quando retornei vi que a árvore, que tinha no mínimo 80 anos, não estava mais em seu lugar. A árvore estava bem próxima ao alambrado de minha propriedade, não havia razão para que a cortassem”, declara Gregório.

“Foi como se tivessem me tirado um filho, eu gostava muito daquela árvore, era linda, fazia uma sombra muito grande e era um marco no bairro. O ipê é o símbolo do Brasil, ainda mais em nossa região, e o que fizeram não tem perdão”, disse Dona Lourdes.

Segundo informações do Departamento de Obras da prefeitura, o Ipê teve que ser cortado por questões técnicas.

“Cabe à prefeitura, segundo lei estadual, decidir sobre o corte de árvores existentes dentro do perímetro urbano. Nós estivemos no local e a calçada que será construída ficaria prejudicada se não ocorresse a retirada da árvore”, defende Fabrício Salione, Diretor do Meio Ambiente do município. A lei estadual citada por Salione não foi identificada pela Diretoria do Meio Ambiente até o fechamento desta edição.

“A árvore ficaria bem no meio da calçada que será construída, ela poderia muito bem permanecer no local, uma área de pouco trânsito, freqüentada por muitos pedestres e crianças, que adoravam a sombra do ipê. Era uma árvore que pertencia ao bairro, como se fosse da família, tinha um tronco de 66 cm de diâmetro e uma circunferência de 2,5 m”, enfatiza Gregório.

Em vários bairros onde a prefeitura realiza o asfaltamento, inúmeras árvores já foram cortadas. No Jardim Araguaia, uma residência construída fora dos padrões de medidas mostra que a fiscalização da Prefeitura deixa passar construções irregulares em algumas localidades. Na casa em questão, um muro de placas teve parte retirada para que as demarcações da calçada fossem feitas pela empresa que realiza o asfaltamento na cidade. No Jardim Paulistano, um ipê roxo foi salvo e permanece em seu local de origem.

Segundo o D.O.P., no caso do ipê do Paulistano, ele não interferiu nas demarcações realizadas durante as obras de asfaltamento.