Saúde

Covid-19: Resultados preliminares das vacinas em testes são seguros, diz pesquisadores



Covid-19: Resultados preliminares das vacinas em testes são seguros, diz pesquisadores

Em Oxford, a vacina teve o efeito esperado pelos pesquisadores nos primeiros estágios. Terceira fase dos testes está ocorrendo no Brasil. É provável que seja necessário tomar uma segunda dose da vacina, indica estudo preliminar.

Vacina de Oxford

Vacina de Oxford

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira, 20, que, de acordo com resultados preliminares, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países. O efeito deve ser reforçado após uma segunda dose da vacina, segundo os cientistas.

A Chinesa

A Chinesa

Assim como a vacina de Oxford, a vacina desenvolvida pela empresa chinesa CanSino Biologics é segura e induz resposta imune, apontaram os testes preliminares feitos na cidade de Wuhan, epicentro inicial da pandemia do coronavírus. Os resultados foram publicados na revista científica The Lancet. Os resultados foram identificados na fase 2, com mais de 500 pessoas. Estudos da fase 3, última etapa das pesquisas, estão em andamento. Além desta produzida pela CanSino Biologics, há uma feita pela Sinovac, que será testada no Brasil, e outras duas desenvolvidas pela estatal China National Biotec. Os pesquisadores anunciaram os resultados também nesta segunda-feira.

No Brasil

No Brasil

A vacina chinesa contra o coronavírus deve começar a ser aplicada em 890 voluntários de São Paulo a partir desta terça-feira, 21, no Hospital das Clínicas. Os testes fazem parte de uma parceria com o Instituto Butantan. Inicialmente, o governo estadual havia anunciado que os testes começariam já nesta segunda-feira, o que não aconteceu de fato. Em todo o Brasil, 9 mil profissionais da saúde devem participar desta fase de testes.