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Crescimento de fábrica dá notoriedade nacional a Walter Faria



Crescimento de fábrica dá notoriedade nacional a Walter Faria
O empresário de raízes fernandopolenses Walter Faria esteve na berlinda da chamada “grande imprensa” nesta semana. A revista “Veja”, edição de 16 de maio, em sua coluna Radar, registrou “O salto da Petrópolis”, noticiando que a cervejaria de Faria perpetrou uma mudança histórica no agitado mercado de cervejas brasileiro, ao ultrapassar a poderosa Femsa, dona das marcas Kaiser e Sol. “Agora, a mexicana tem 8% do mercado total, contra 8,1% da brasileira. A Petrópolis é controlada por Walter Faria, ex-Schincariol e tão avesso aos holofotes quanto um zumbi. Cerca de 90% da produção da Petrópolis é comercializada por uma off-shore com sede no Uruguai, denominada Praiamar”.

No mesmo dia 16, o empresário aparecia sorridente, empunhando uma lata de “Crystal”, numa matéria do caderno de Economia do jornal “O Estado de São Paulo”, cujo título reproduzia um vaticínio de Faria: “A Petrópolis vai dobrar de tamanho”.

No corpo da matéria, a repórter Marili Ribeiro conta a origem humilde de Faria: “Nascido em uma família pobre em Fernandópolis (SP), Faria começou a vida como mascate. (...) No final da década de 80 o empresário montou uma usina de beneficiamento de algodão e permaneceu no ramo até 1990, quando se tornou distribuidor da Schincariol” (...).

Na entrevista, o empresário negou qualquer ligação com sonegação de impostos, criticou a Ambev – a maior do mercado, com 67,2% - pelo “favorecimento” que receberia em incentivos fiscais e afirmou que ele incomoda porque tem crescido muito. “Eu gero emprego. Não tenho tempo para ficar falando mal de ninguém. Eu trabalho”, sapecou Faria.