Geral

Criança de 5 anos precisa urgentemente de doador de medula óssea



Image alt

Uma família de Araçatuba está fazendo uma campanha pelas redes sociais para encontrar um doador de medula óssea para o Fernando, um menino de cinco anos diagnosticado com leucemia pela segunda vez. Ele é irmão gêmeo de Matheus, que morreu aos dois anos de idade pela mesma doença.

Fernando foi diagnosticado com leucemia pela primeira vez em 2018. Ele passou por tratamento e se recuperou. Mas exames recentes apontaram que a doença voltou de forma mais agressiva, sendo necessário o transplante.

O menino foi internado dia 8 de janeiro no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, onde está acompanhado pela mãe. A campanha para encontrar o doador já está com centenas de compartilhamentos nas redes sociais.

“O Fernando está internado aqui e já começou a quimioterapia. Ele está bem, mas vai precisar do transplante. Eu queria pedir para que as pessoas compartilhem o vídeo e se cadastrem como doadoras o quanto antes”, pediu a mãe Kátia Souza em um dos vídeos divulgados.

A probabilidade de encontrar um doador compatível é de um para 100 mil, por isso a importância do cadastramento. Mas em Araçatuba, o número de pessoas interessadas em fazer o cadastro diminuiu mais de 50% no ano passado em comparação com 2019.

Por essa razão, dada a urgência de encontrar um doador compatível, a campanha está sendo realizada em todo o noroeste paulista, mobilizada principalmente na microrregião de Fernandópolis pelo Hemocentro e Projeto seja um Herói.

Para se cadastrar como voluntário para doar medula óssea para o Fernando, é necessário cumprir os requisitos a seguir e procurar o Hemocentro de sua cidade.

Santa Fé do Sul e região

Cadastrem-se como doador de MEDULA ÓSSEA!
A campanha continua, ou melhor, nunca para!!!Os interessados deverão comparecer no dia 25 de Janeiro de 2021 na Etec de Santa Fé do Sul , das 16:00h as 20:00h.
Critérios para cadastrarem-se : ter entre 18 e 54 anos, gozar de boa saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante); apresentar documentos como RG, CPF e o cartão SUS (no ato do cadastro).Quem já possui registro no Redome não é necessário cadastrar -se novamente. 

Edson Souza, o pai do Fernando faz apelo para a população participar da Campanha. Veja Vídeo