Geral

Crianças Esquecidas: é fácil lidar com as diferenças



Crianças Esquecidas: é fácil lidar com as diferenças
Nunca um livro reuniu tantas dicas sobre as posturas que se deve adotar para lidar com as crianças e adolescentes dos dias de hoje. Não são informações detalhadas, mas pequenas sínteses de comportamento e recomendação de leituras, filmes e sites para um grande aprendizado.

Na verdade, trata-se de um livro com muitas informações que Eugenia Maria reuniu na sua trajetória de 12 anos pesquisando e estudando o comportamento de crianças e adolescentes, com base nos estudos científicos e pedagógicos no Brasil e no exterior.

Crianças Esquecidas reúne o que existe de mais importante entre as pesquisas e descobertas realizadas pelas maiores autoridades no assunto.

Você não vai terminar o livro sabendo tudo, mas vai saber como se informar para conhecer melhor o assunto e lidar com essas crianças e adolescentes de forma eficiente, seguindo as recomendações de educadores e profissionais que se dedicaram aos estudos mais aprofundados para descobrir e explicar as diferenças, incluindo comportamentos que devem ser adotados para que tanto as crianças como seus familiares e professores possam ter uma qualidade de vida melhor.

Os passos dados pela autora, como professora e para lidar com a própria filha deram resultados realmente surpreendentes e podem ser seguidos por qualquer pessoa interessada ou preocupada com o assunto, em casa, na escola ou em qualquer grupo comunitário que envolve crianças, adolescentes e até mesmo jovens e adultos que enfrentam problemas nesse sentido.

O mundo vive uma nova fase onde apenas obedecer não significa nada para as novas gerações. É preciso entender o que acontece com essas crianças e principalmente com as que manifestam alguma diferença de comportamento, para viver nos dias de hoje de acordo com os novos padrões que estão surgindo.
Sem dúvida nenhuma, Crianças Esquecidas é a melhor forma de começar entender e se posicionar diante dessa nova situação.

Você vai se surpreender com a leitura desse livro e com os passos nele recomendados. Afinal, vai perceber logo que aquilo que você certamente imaginava como impossível ou reservado apenas para grandes estudiosos não é mais do que algumas lições que devemos seguir, junto com a disposição para as transformações necessárias para acabar com certos erros de comportamento herdados dos nossos antepassados.


A AUTORA
Eugenia Maria é professora, escritora, jornalista e pesquisadora.

Há doze anos estuda as questões que envolvem educação inclusiva, hiperatividade, déficit de atenção, superdotados e autismo e suas conseqüências para os que convivem com esses problemas, buscando formas de convivência com os mesmos.

Eugenia idealizou e coordena o Projeto FloreSer, uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é identificar e ajudar essas pessoas especiais. O trabalho consiste no atendimento a crianças e adolescentes, além de palestras e cursos para pais, educadores e profissionais da área.

O projeto mantém também um site e um press-clipping diário em português, inglês e espanhol, distribuído no Brasil e exterior pelo SICORDE, órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Rede SACI-USP e Senai, entre outros.
O projeto conta com o reconhecimento do CNPq e Rede SACI-USP, onde Eugenia colabora no Observatório de Práticas Inclusivas na Educação.

Ela também integra grupos internacionais de estudos sobre educação especial, nos Estados Unidos, Inglaterra e Espanha.

Como jornalista, Eugenia foi responsável pela seção de Educação Especial do portal UOL - Cidades on Line e da TV Progresso - Rede Globo.