Geral

Crianças, flores e doces caseiros, as paixões de Dona Oracy



Crianças, flores e doces caseiros, as paixões de Dona Oracy
Só quem conhece a adorável senhora Oracy Saqui Lopes, 74 anos, pode dimensionar o carinho que ela tem por flores e pelas crianças.

Vivendo em um bairro afastado do centro da cidade, dona Oracy conta com os cuidados e a fidelidade de dona Maria, que trabalha em sua casa durante o dia.
Oracy é velha conhecida das crianças. O motivo é que ela nunca se esquece de uma data especial como o Dia das Crianças e de São Cosme e Damião. E as comemora da maneira que mais gosta: com a casa repleta de doces, pipocas e brinquedos.

Ela conta com orgulho que mora em Fernandópolis há mais de 40 anos e só por três anos, se afastou daqui para morar com seu marido, já falecido, na beira do rio. Mesmo lá ela não se esquecia das datas e reunia a garotada da vizinhança para as festas. Lembra ainda que tudo começou com apenas sete crianças e hoje já perdeu as contas de quantas reúne nessas datas.

Em Fernandópolis, Oracy faz as festas em sua casa mesmo, apesar de que lá não é preciso ter datas especiais para se encontrar delicias na cozinha, como doce de leite, pudins, arroz doce e canjica.

Dona Maria conta que os doces são feitos em panelas enormes, porque a casa vive cheia de amigos. “Dona Oracy não gosta de ficar sem doces aqui. Adora quando alguém vem visitá-la”, explica Maria.

Outra paixão de Oracy são as flores, naturais ou de plástico. O zelo é tanto que elas chegam a se confundir nos vasos espalhados pela casa. Dona Maria conta que Oracy chega a chorar se vê uma plantinha morrendo por falta de cuidados. “Não admito que minhas plantas murchem por falta de água ou qualquer outra razão. Se as tenho preciso cuidar com carinho”, dispara Oracy.