Crônica

Crônica: Involução – Por Eliana Jacob Almeida



Crônica: Involução – Por Eliana Jacob Almeida

Dentro da perspectiva histórica, a humanidade caminha para frente em busca de progresso científico e, consequentemente, respostas para os desafios diários a respeito de doenças, desastres naturais, fome no mundo e o domínio sobre o próprio instinto. Entretanto, a realidade tem nos mostrado diariamente que temos andado para trás. Basta lermos as notícias dos jornais sobre feminicídio, racismo, violência no trânsito, golpes financeiros dentre tantos outros. Isso tudo demonstra nossa dificuldade cada vez maior em lidar com o outro.

O que é o feminicídio? Creio que seja a frustração de quem se acha superior em situação de perda. Infelizmente, na maioria das vezes, os filhos homens são educados para vencer na vida e uma perda afetiva pode ser demais para seu ego.

Os crimes de racismo imprimem sempre as digitais de quem se acha superior ao outro por ter a cor da pele diferente; impressionam cada vez mais pela frequência com que ocorrem e pela postura odiosa que considerávamos ultrapassadas.

No trânsito, os acidentes de ciclistas têm sido recorrentes e o que se observa é uma postura de superioridade por quem dirige um carro. Alcoolismo também anda solto nas avenidas e estradas detectado em pessoas que sempre julgam não estarem “tão mal assim”.

As vítimas de golpes financeiros geralmente são os idosos, que são subestimados por pessoas que se acham espertas e, por isso, superiores. Por meio de telefonemas, de histórias de bilhetes premiados ou depósitos em contas erradas, os mais velhos são os escolhidos pela ingenuidade e boa fé.

O que se observa é a conduta do ser humano que trava batalha todos os dias pelo poder. Não importa quem seja sua vítima, desde que esta lhe garanta sua superioridade. Em todos os casos, falta empatia. Isso tem a ver com nossa educação e a maneira como enxergamos o outro: ele merece nosso respeito? É digno de nossa consideração?

Novos modelos de computadores estão no mercado, há lançamento de celulares diferentes e cada vez mais completos todos os dias. Sondas espaciais são lançadas no espaço. Essa tecnologia toda aperfeiçoa a comunicação, diminui distâncias, facilita as tarefas diárias. Contudo, enquanto o ser humano brigar, roubar e matar para impor sua superioridade a outro ser humano, creio que não podemos falar em evolução.