Geral

Cultura busca captação de recursos para modernizar Teatro Municipal



Cultura busca captação de recursos para modernizar Teatro Municipal

Fim de ano chegando e a Secretaria da Cultura volta reforçar a campanha de captação de recursos do Imposto de Renda via Lei Rouanet que ainda está em vigor. A meta é conseguir levantar R$ 120 mil para melhorias nos equipamentos do Teatro Municipal de Fernandópolis Merciol Viscardi.

Através da Lei Rouanet, empresas e pessoas físicas podem destinar parte do imposto de renda e deduzir no imposto a pagar em 2020. Ou seja, o governo abre mão de parte dos impostos, para que esses valores sejam investidos na Cultura. As destinações precisam ser feitas até 30 de dezembro.

No caso, o incentivo pela Lei Rouanet se legitima pelo objetivo proposto, isto é, a melhoria do Teatro Municipal, um espaço público de cultura de Fernandópolis. A Secretaria de Cultura de Fernandópolis lembra que foi através dessa captação que foi possível instalar as poltronas no Teatro, adquirir instrumentos para Osfer, entre outros projetos.

A campanha “Respire Cultura” foi lançada após a autorização do Ministério da Cultura para que a ACIF - Associação Comercial de Fernandópolis e a Secretaria Municipal de Cultura pudessem celebrar uma parceria de incentivo ao setor cultural da cidade. Esse trabalho garante a destinação de recursos por meio do imposto de renda para a manutenção de equipamentos do Centro Cultural de Fernandópolis, Teatro e Biblioteca.

“Precisamos de cerca de R$120 mil, recurso que será utilizado para melhorar o sistema de som e luz e adquirir piano, computador, entre outros aparelhos. Tudo isso para benefício de nossa população. Há 20 anos estamos utilizando no Teatro os mesmos equipamentos e precisamos investir na modernização”, explicou a secretária municipal de Cultura, Iraci Pinoti que está animada e na expectativa de levantar os recursos necessários.

“É muito simples participar: basta que você converse com o seu contador, ele poderá apurar o valor do Imposto de Renda do exercício de 2019 e definir o valor da doação que será depositada em uma conta corrente específica do projeto no Banco do Brasil, até o final de dezembro. A conta corrente do projeto ficará bloqueada até que atinja um valor mínimo de 20% de captação e seja autorizada a sua movimentação, pelo Ministério da Cultura. A partir do depósito será emitido um recibo padronizado pelo Ministério para ser lançado na declaração de IR do apoiador”, explicou Iraci.

A Lei Rouanet possibilita que as empresas (pessoas jurídicas), desde que tributadas pelo Lucro Real, apliquem até 4% do Imposto de Renda devido em projetos culturais. Já as pessoas físicas, desde que façam a declaração completa do Imposto de Renda, podem aplicar até 6% do Imposto de Renda devido.

Os apoiadores desse projeto serão lembrados em uma placa com os nomes que será afixada no saguão do Teatro Municipal.

Informações sobre como participar do projeto podem ser obtidas na Secretaria de Cultura - telefone 3442-3797; Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis - telefone 3465-3555.