Educação

Curso de Jornalismo da FEF promove 14ª Jornada Acadêmica



Curso de Jornalismo da FEF promove 14ª Jornada Acadêmica

A partir desta segunda-feira, 13, até a próxima sexta-feira, 16, o curso de Jornalismo da FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis - vai realizar a XIV Jornada Acadêmica. O evento faz parte de uma iniciativa da FEF que vai promover a Semana Integrada de Estudos, na qual todos os cursos da faculdade estarão em semanas acadêmicas. Os eventos serão realizados de forma 100% online.

 Na Jornada Acadêmica de Jornalismo, a abertura terá como tema as novas possibilidades de cobertura do jornalismo esportivo no rádio. Os convidados são Luciano Maluly, jornalista e pós-doutor em comunicação. Atualmente, Luciano é docente da USP - Universidade de São Paulo - possui ampla experiência em radiojornalismo e jornalismo esportivo e é autor do livro “Jornalismo Esportivo: princípios e técnicas”, publicado em 2017 pela Editora do Autor.

A primeira noite da Jornada Acadêmica de Jornalismo também vai receber o jornalista e mestrando pela USP, Gustavo de Araujo Longo, que possui 10 anos de experiência no jornalismo esportivo com passagens por jornal impresso, assessoria de imprensa. Em 2014, Gustavo foi comentarista dos Jogos Olímpicos de Inverno pela Rede Record News e em 2018, fez a cobertura in loco dos Jogos Olímpicos de Inverno na Coréia do Sul, como repórter freelancer do jornal Folha de S. Paulo.

Na quarta-feira, 14, o bate-papo será com o jornalista Edivaldo Mella Janasco que é egresso do curso de Jornalismo da FEF e atualmente, é produtor da Rede Vida de Televisão em São José de Rio Preto. Anteriormente, Edivaldo foi assessor de comunicação da Diocese de Jales. O tema do encontro virtual será sobre o dia-a-dia do produtor em uma emissora de televisão. O produtor é responsável por várias etapas que acontecem atrás das câmeras, mas que são fundamentais para a produção dos telejornais.

Em 2020, grande parte dos congressos de comunicação acontece por meios remotos. É o caso do renomado Congresso da Intercom Sudeste. Pela facilidade de mais alunos terem acesso, sem a necessidade de deslocamentos, a programação da Jornada Acadêmica incluiu o acompanhamento de uma das mesas promovidas pelo Congresso. A mesa tem como temática “Batalhas de significados nas narrativas comunicacionais” e vai ser composta por renomados pesquisadores da comunicação.

Na sexta, 16, a Semana Integradas de Estudos da FEF vai terminar para todos os alunos com uma atração musical em formato de live show que será transmitida pelo canal da FEF no YouTube.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da FEF, professor-doutor Marcelo dos Santos Matos, a Jornada Acadêmica é um momento muito importante para os alunos e que proporcionam vivências além da sala de aula.

“Nesse momento, os alunos conseguem ter contato com profissionais e pesquisadores de cada área. Pessoas que possuem experiência e têm muito conhecimento para compartilhar, o que contribui muito para a aprendizagem teórica e profissional”.

Quem não for aluno do curso de Jornalismo e quiser acompanhar a Jornada Acadêmica, basta entrar em contato com a coordenação do curso por meio do e-mail marcelo@fef.edu e solicitar acesso aos links para as salas das palestras.