Educação

Curso de química da Unicastelo é reconhecido pelo CFQ com 13 atribuições



Curso de química da Unicastelo é reconhecido pelo CFQ com 13 atribuições

Um acórdão do CFQ - Conselho Federal de Química - reconheceu o curso de química da Unicastelo de Fernandópolis com 13 atribuições do curso para a indústria química de pequeno, médio e grande porte. 

Segundo o CFQ a matriz curricular do curso de química atende a Resolução Ordinária nº 1511 e, portanto os formandos poderão atuar em indústrias químicas de qualquer natureza além de poderem atuar no magistério. 

Segundo o coordenador do curso Kiko Mininel, isso é um grande ganho, uma vez que foi montada uma matriz curricular bastante atualizada e adequada às necessidades atuais da indústria local, regional e nacional. 

“O curso oferece uma série de disciplinas voltadas ao setor industrial (Processos Industriais Inorgânicos, Orgânicos e   Bioquímicos; bem   como Tecnologia de   Alimentos,  Microbiologia    e Fermentação Industrial e outras) e mantém, ainda, disciplinas da parte pedagógica, que atende também aos formandos que quiserem trabalhar no magistério de nível fundamental e médio, público ou particular”, explicou.

Confira a lista de atribuições oferecidas pelo curso de química da Unicastelo, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Química:

- Direção, Supervisão, Programação, Coordenação, Orientação e Responsabilidade Técnica no âmbito das atribuições respectivas.
- Assistência, Assessoria, Consultoria, Elaboração de orçamentos, Divulgação e Comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
- Vistoria, Perícia, Avaliação, Arbitramento e Serviços Técnicos, Elaboração de Pareceres, Laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
- Exercícios do magistério, respeitada a Legislação específica.
- Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e Desenvolvimento de métodos e produtos.
- Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica (análise de alimentos e bebidas de modo geral), toxicológica e legal. Padronização e controle de qualidade.
- Produção, Tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.
- Operação e manutenção de equipamento e instalações; execução de trabalhos técnicos.
- Condução e controle de operações e processos industriais de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.
- Pesquisa e desenvolvimentos de operações e processos industriais.
- Estudo, Elaboração e Execução de projetos de processamento.
- Estudos de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas