O Detran.SP - Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo - lançou esta semana uma novidade no seu portal. A partir de agora estão disponíveis painéis de dados sobre veículos, habilitação e infrações
Eles se somam às estatísticas de sinistros de trânsito já disponibilizadas com base no Infosiga, plataforma do sistema viário que abrange as competências de diversos órgãos em nível federal, estadual e municipal, com informações de todos os municípios do estado.
De acordo com os novos dados disponibilizados, o Detran mostra, por exemplo, que a frota com 64.378 veículos ativos em Fernandópolis, a maioria, 74,3%, tem idade acima de 10 anos (veja quadro abaixo). Os veículos com até um ano de uso são apenas 1.693, ou 2,63% da frota.
Veículos movido a gasolina são maioria na frota (26.366) seguido por Flex (25.929). A cidade tem 30 veículos elétricos e 13 híbridos.
Circulando pelas ruas da cidade temos 31.432 automóveis; 12.379 motos; e 6.055 motonetas.
No painel da habilitação, o Detran mostra que Fernandópolis tem 52.587 motoristas. São 23.320 mulheres e 29.267 homens. Os dados mostram ainda que a cidade tem 215 motoristas com idade acima de 91 anos e 41 com mais de 100 anos.
O compartilhamento de dados, além de dar uma amostra da atuação do Detran-SP para a sociedade, pode servir de insumo para pesquisas ou de matéria-prima para o trabalho da imprensa, assim como fornecer informações estratégicas ao mercado.
“Fornecer dados dos nossos serviços à população implementa a transparência ativa: é um convite para que todos conheçam mais o Detran-SP por meio de números e de informações relevantes, possibilitando uma melhor compreensão do cenário do trânsito paulista", diz Talita Rodrigues, diretora de Habilitação e Condutores (DHC) do Detran-SP.