Geral

DAEE lança programa de uso racional da água



DAEE lança programa de uso racional da água
A água não é um bem inesgotável e renovável, como já foi afirmado durante muito tempo. Cada vez mais escassa, precisa ser usada com consciência para não faltar num futuro próximo. Esse é objetivo do PURA (Programa pelo Uso Racional da Água), desenvolvido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em parceria com a Diretoria Municipal de Meio Ambiente.

O programa será implantado na região que compreende a Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande e envolverá diversos segmentos da sociedade, como a indústria, comércio, agricultura e educação.

Em Fernandópolis o programa foi apresentado na Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) nesta segunda-feira, 4 de dezembro. Com o tema “Água e Uso Urbano”, o programa abordou o uso racional da água no consumo humano, na palestra do engenheiro da Sabesp Ricardo Chaim; e Água e Saúde Pública, coordenada pela engenheira do SAEV/Votuporanga Maria do Rosário Moretto.

Em curto prazo, o PURA tem por objetivo difundir ações que visam reduzir o desperdício de água e conscientizar a população através de treinamento de multiplicadores que irão orientar a população durante o programa e assim, construir uma nova consciência coletiva.

Em longo prazo busca a inserção de conceitos de respeito ambiental na vida cotidiana da população, por meio da conscientização e informação sobre os problemas naturais de recursos hídricos, economia de água pela redução do desperdício, redução das perdas físicas na rede de modo a gerar economia em instalações de sistemas de tratamento e abastecimento. Projetar a bacia em âmbito estadual para propiciar a formação de parcerias em investimentos de conservação de água na região. O programa conta com a participação de 30 municípios da região.

Criado em 1995, o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Turvo e Grande (CBH-TG), é formado por um grupo de pessoas e instituições que, em cada região do Estado de São Paulo, tem a atribuição de reconhecer, diagnosticar e identificar os usos atuais e futuros da água que ocorram em sua região, podendo assim atuar na definição de prioridades dessas situações minimizando conflitos, com a perspectiva de garantir a sua sustentabilidade futura nas respectivas regiões de atuação.

A Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande apresenta uma disponibilidade superficial total da ordem 111 m3 por segundo (vazão média anual) e 23,1 m3/ por segundo (vazão mínima anual). Além disso, a região está situada sobre o grande aquífero subterrâneo denominado Guarani e essa água é tão boa que dispensa qualquer tratamento antes do seu uso, porém, é preciso saber preservá-la.

A racionalidade de todos os segmentos é fundamental, tanto para uma nova forma de realização desses usos como para a sustentabilidade de todo o conjunto do sistema hídrico. Os ganhos ambientais serão perceptíveis por toda a sociedade a médio e longo prazo, através das mudanças de atitudes que as envolvem.