Geral

Debate fica áspero na proposta de Maiza Rio sobre hotéis e motéis



Debate fica áspero na proposta de Maiza Rio sobre hotéis e motéis
O projeto de Lei 09/2007, de autoria da vereadora Maiza Rio (PMDB) causou muita discussão na Câmara. Pela proposta da vereadora, deverão ser afixados cartazes em todo hotel, motel ou estabelecimento congênere do município, alertando sobre as regras para a hospedagem de crianças e adolescentes.

Alaor Pereira (DEM) e Francisco Albuquerque (PSB) insistiram na tese de que o projeto é “redundante” (já existe legislação ordinária sobre o tema) e que o projeto seria inócuo. Na discussão, Chico chegou a perguntar a Maiza: “A senhora já foi a um motel?” A vereadora, que é fotógrafa da Polícia Civil, respondeu que já fez várias perícias em motéis.

A atitude de Chico foi considerada “deselegante” por várias pessoas que estavam na platéia. Uma jornalista de um semanário local chegou a ficar furiosa com o “machismo” do vereador, como declarou.

Populares foram falar com Maiza, ao final da sessão, com espírito de desagravo. A vereadora, contudo, conseguiu seu objetivo: o projeto foi aprovado por 7 x 0, com duas abstenções com vereadores no plenário (agora virou moda): Alaor Pereira e o próprio Chico Albuquerque. Irritado, Warley Campanha de Araújo (PFL) pediu que fosse consignado em ata que os dois vereadores se abstiveram permanecendo em plenário.

Pelo menos Chico Albuquerque tem uma justificativa para a abstenção. Segundo o artigo 172 do Regimento Interno, o vereador deve abster-se de votar quando tiver interesse pessoal na deliberação. E Chico é dono de motel.