Polícia

Defesa Civil de Fernandópolis auxilia Polícia Ambiental durante operação



Defesa Civil de Fernandópolis auxilia Polícia Ambiental durante operação

Na manhã de ontem 13, a Defesa Civil de Fernandópolis participou, em apoio a Polícia Ambiental, da Operação ‘Huracan’. O principal objetivo dos policiais é identificar os autores de descartes irregulares de entulhos, principalmente restos de construção em estradas de terra, áreas de preservação permanentes (APP’s) entre outros. Esses descartes podem inclusive facilitar a propagação de incêndio no período de estiagem.

A operação vem ocorrendo simultaneamente em várias cidades da região desde maio. Em Fernandópolis, os agentes percorrem vários pontos, inclusive na área urbana. “Foram vistoriados margens de córregos, APP’s e algumas irregularidades foram constatadas. Os responsáveis serão notificados”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Edmar de Oliveira.

A operação ‘Huracan’ também tem caráter educativo, em que os policiais e demais agentes fiscalizadores orientam produtores rurais quanto às medidas de prevenção a incêndios, como a manutenção dos aceiros nos canaviais e a existência dos planos de auxílio mútuo, além de outros pontos de vulnerabilidade. “É de extrema importância o conjunto de esforços para a prevenção dos incêndios no período da seca. A Defesa Civil sempre quando chamada estará à disposição dos demais órgãos para auxiliar”, completou Edmar.

O nome escolhido para a operação faz alusão à mitologia maia, que define ‘Huracán’ como o Deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, o fogo e a terra.