A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta de chuvas durante o período natalino. O alerta vale para o período entre terça-feira, 24, e sexta-feira, 27.
Entre hoje e amanhã, os dias serão marcados pelo sol entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor em todo o Estado de São Paulo. O aquecimento diurno, combinado com a umidade do ar, criará condições para pancadas de chuva isoladas em diversas regiões do território paulista.
Embora os modelos meteorológicos não indiquem previsões de acumulados significativos, é importante destacar que poderão ocorrer temporais, principalmente na faixa norte do estado, na divisa com Minas Gerais.
Durante quinta-feira, 26, a previsão é de pancadas de chuva fortes, seguidas por raios e rajadas de vento em todo o território paulista. Isso ocorre devido à passagem de uma frente fria, acompanhada de um corredor de umidade do ar vindo da região Amazônica.
Os modelos meteorológicos indicam condições para acumulados expressivos de chuva e, com o solo já encharcado, recomendamos atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco de transtornos.
O Gabinete de Crise estará mobilizado ao longo da semana do Natal, para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas neste feriado, em todo estado.
Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição é que apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas. Uma chuva de 2 horas, com acumulado de 130 mm, foi responsável por enchentes e muitos prejuízos na cidade de Olímpia, a 170 km de Fernandópolis, no último sábado.
Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nesses momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro, diz o alerta da Defesa Civil.