Com a temporada de verão chegando, a Defesa Civil do Estado vem promovendo treinamentos em todo o Estado dentro da “Operação SP Sempre Alerta” dado o chamado período crítico das chuvas. Fernandópolis já teve uma amostra de danos causados pela chuva que tende ser mais volumosa no verão.
A equipe da Defesa Civil de Fernandópolis participou nesta terça-feira, 10, do treinamento preparatório realizado em Ouroeste, na sede da Câmara Municipal que reuniu equipes da Defesa Civil de vários municípios. O principal objetivo é de especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas para este período que é considerado o mais chuvoso do ano.
“As equipes precisam sempre estar em treinamento. Em determinados períodos do ano, o nosso objetivo é combater as queimadas, mas agora estamos focados nas ocorrências relacionadas a alagamentos e desmoronamentos. O treinamento é fundamental para que as equipes estejam sempre atualizadas com as técnicas de prevenção e apoio no atendimento de emergência”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Fernandópolis, Edmar de Oliveira.
Com investimento da administração municipal na construção das galerias de captação de água, muitos pontos considerados críticos de alagamento para a Defesa Civil foram eliminados. “Essas obras foram fundamentais.
O treinamento abordou diversos temas de grande relevância para a segurança da população, incluindo climatologia, avaliação de risco, mapeamento de riscos de escorregamento, inundação e alagamento, além da instrução do Corpo de Bombeiros sobre o Método Start - Sistema de Avaliação Rápida de Danos.