A região noroeste entrou em estado de emergência para o risco de incêndio florestais, por conta da prolongada estiagem. Na noite desta terça-feira, 6, duas grandes queimadas no entorno de Fernandópolis, regiões sul e leste, mobilizaram os bombeiros.
Nesta quarta-feira, o alerta foi estendido desde o Oeste, Noroeste até o Centro do estado, segundo mapa divulgado pela Defesa Civil do Estado.
O mapa, monitora queimadas em vegetação durante o período de estiagem e é atualizado 24 horas por dia, em uma escala que começa no amarelo (risco baixo), passa pelo laranja (risco alto), vermelho (alerta) e termina no roxo (emergência).
Segundo o Corpo de Bombeiros, a prolongada estiagem iniciada ainda em abril aumenta os riscos para ocorrência de queimadas agrícolas.
Na região de Fernandópolis o comandante da Estação de Bombeiros de Fernandópolis, Cássio Bindela já havia antecipada na semana passada que o número de ocorrência de queimadas atendidas pelos bombeiros tinha mais que dobrado nos últimos meses.
Nesta terça-feira, o comando do Corpo de Bombeiros divulgou dado que registra aumento de 165,9% neste tipo de ocorrência neste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
Dados da corporação revelam que, em sete meses, a região registrou 4.122 ocorrências de fogo em vegetação nativa ou cultivada, terrenos baldios e pontos de apoio.
Só nos seis primeiros dias do mês de agosto, o Corpo de Bombeiros já atendeu 92 ocorrências de incêndio na região. A maioria em áreas de vegetação nativa.