Geral

Delegados da Polícia Federal fazem paralisação de 24h nesta quarta-feira



Delegados da Polícia Federal prometem cruzar os braços por 24 horas em todo o Brasil nesta quarta-feira para reivindicar reajuste salarial. Em Campinas, a expectativa é a de que a categoria também paralise suas atividades. De acordo com o delegado da PF em Campinas, André Ribó, a delegacia estará aberta para atender a população, mas apenas 30% dos funcionários estarão trabalhando.

"A delegacia não irá fechar, mas o atendimento não será normal" , completou o delegado. Entre os serviços que devem ser comprometidos estão a emissão de passaportes, registros para estrangeiros, cadastro de armas e investigações conduzidas pela polícia. Quem puder, deve evitar ir até a delegacia nesta quarta-feira sob o risco de uma longa espera por atendimento.

Nos aeroportos, os policiais realizarão operação padrão, mantendo o atendimento para serviços essenciais. A expectativa da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) é a de que 11 mil policiais em todo o País participem da paralisação. Os agentes reivindicam o cumprimento de um acordo assinado em fevereiro 2006 pelo então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. No documento o ministro promete conceder um reajuste salarial de 70% dividido em duas parcelas de 35% cada. A segunda parcela, conforme a categoria, ainda não foi paga.

Por conta disso os agentes federais estão em estado de greve desde o dia 15 de fevereiro e vem realizando uma serie de protestos. No último dia 15 agentes fizeram um ato no Ministério da Justiça. Cerca de 100 policiais federais se concentraram no Salão Negro do ministério para cobrar o cumprimento do compromisso assinado pelo governo.