Geral

Depósito de lixo está com os dias contados



Depósito de lixo está com os dias contados
O aterro sanitário de Fernandópolis está quase no limite. A cada dia são depositadas ali 60 toneladas de lixo pelos caminhões da coleta. O aterro fica a cerca de 12 km de distância do centro, ao sul da cidade.

Os números indicam quase 1 quilo de dejetos por habitante. O local do depósito não deixa o lixo a céu aberto. O sistema de trabalho, segundo o zelador Ricardo, é compactar quase 3 metros de lixo e aterrá-lo com uma camada de 2 metros de terra. O aterro é realizado semanalmente e a catação de lixo é proibida.
No lote, pode-se observar uma elevação do terreno em forma de pirâmide, para facilitar o trabalho. No topo, a altura chega a 10 metros do nível da estrada.

A decomposição do lixo produz o gás butano, de alto poder de combustão. Para dar evasão, foi implantado um sistema de canalização e é mantido um fogo aceso. Provavelmente, quando o aterro for aposentado, será uma área arborizada com a vegetação nativa. Prova disso são o mato e as pequenas árvores que nascem no período de ociosidade nos diferentes pontos