Saúde

Deputada quer campanha de conscientização sobre endometriose



Deputada quer campanha de conscientização sobre endometriose
O Projeto de Lei 1.344/2007, da deputada estadual Ana Perugini (PT), que prevê a criação da Semana de Prevenção à Endometriose e à Infertilidade, está agora pronto para ser submetido à votação na Assembléia Legislativa de São Paulo. Isso porque já conta com pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça; Finanças e Orçamento, e de Saúde e Higiene, conforme publicação feita neste 21 de agosto de 2008 no Diário Oficial do Parlamento Estadual.

Considerada doença da mulher moderna, a endometriose é uma enfermidade ainda pouco conhecida da maioria das pessoas e uma das principais causas da infertilidade. Estima-se que 10% das mulheres no mundo sejam acometidas por esta doença, registrada especialmente na idade fértil.

Ana Perugini considera relevantes as ações de conscientização da sociedade sobre a doença, que, apesar de não ter cura, pode ser tratada e amenizada. Segundo ela justifica, a Semana de Prevenção, proposta entre os dias 8 e 14 de março, tem como meta, também incentivar mulheres a buscar ajuda médica aos primeiros sintomas, bem como familiarizar os procedimentos disponíveis para tratamento.

A endometriose é uma doença que acomete mulheres em idade reprodutiva desde a puberdade até a menopausa. Consiste na presença de endométrio (membrana que cobre o útero no período fértil) em locais fora do útero. É uma doença progressiva, e que pode provocar lesões no aparelho reprodutor, e como resultado disso, dores e infertilidade.

Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma reação do sistema de defesa. O que se sabe é que células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero, em grande parte das mulheres. No entanto, apenas algumas mulheres desenvolvem a endometriose. A dor e os sintomas podem ser diminuídos durante o tratamento que visa aliviar ou reduzir a dor, diminuir o tamanho dos implantes, reverter ou limitar a progressão da doença, preservar ou restaurar a fertilidade e evitar ou adiar a recorrência da doença.


DEFESA DAS MULHERES

Na Assembléia Legislativa, Ana Perugini é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. Nesse sentido, a deputada conclama o Governo do Estado a disponibilizar, por meio da rede de saúde pública, a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Uma maneira de combater o câncer de colo uterino.

É ainda coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Entre outras ações, a deputada propôs uma compensação para os 77 municípios que atualmente mantém as 143 unidades prisionais ou correcionais no Estado.


FERNANDÓPOLIS
A assessoria de imprensa da deputada estadual Ana Perugini confirmou que a parlamentar estará em Fernandópolis na próxima sexta-feira, 29, para a inauguração da unidade de quimioterapia do ambulatório da Associação de Voluntários para o Combate ao Câncer (AVCC).