Política

Deputado defende Intermodal na Assembléia e elogia Carlos Lima



Deputado defende Intermodal na Assembléia e elogia Carlos Lima
Num longo pronunciamento de nove laudas, o deputado estadual Luís Felipe Baleia Tenuto Rossi (PMDB) defendeu quarta-feira, 16, da tribuna da Assembléia Legislativa de São Paulo, a criação do Pólo Logístico de Água Vermelha e a instalação do alcoolduto que ligará o centro-oeste do país ao porto de Santos pelo trajeto São Simão-Iturama-Fernandópolis-São José do Rio Preto.

Baleia Rossi ressaltou a importância do intercâmbio logístico entre o noroeste paulista e as regiões próximas dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, mas alertou: “A implementação de novas usinas de cana-de-açúcar na região será de extrema importância, mas de risco elevado se não possibilitarmos a implantação de terminais que gerem de fato valor, aumento de empregos e desenvolvimento, já que as regiões do sudoeste de MG e noroeste de SP vêm enfrentando concorrência predatória por conta da guerra fiscal de MS”.

O deputado defendeu o estímulo aos transportes por vias ferroviária e hidroviária, e criticou a ineficiência do sistema de transporte brasileiro: “Caro e dependente do modal rodoviário, atualmente ele é considerado um dos grandes problemas de logística”.


“DESPERDÍCIO”
Baleia Rossi citou, como exemplo de desperdício, “o exemplo dos terminais da Ceagesp e IBC em Fernandópolis, junto à Ferroban, ambos praticamente desativados. Passam por semana 140 vagões levando combustíveis para o Alto Taquari-MT e voltam vazios, por não ter estrutura de fomento e ou políticas de intermodalidade. Isso representa perdas significativas de impostos, empregos e desenvolvimento”.

O empresário Carlos Lima, coordenador geral do projeto do Porto Intermodal, foi citado diversas vezes no discurso do parlamentar. Baleia Rossi: “Carlos Lima, abnegado defensor, mostrou e vem mostrando que na vontade da sociedade, no apoio da classe política, no bom senso por parte dos governos estadual e federal, pela capacidade do homem de visão transformadora, será capaz de promover o desenvolvimento de regiões pobres e enfrentar o fantasma da guerra fiscal”.

O deputado encerrou dizendo: “Perfilo-me como soldado voluntário da causa proposta por Carlos Lima e seus companheiros, que busca incansavelmente a implantação do Pólo Logístico de Água Vermelha, e estou certo de que os estados da federação, bem como a população, ligada direta ou indiretamente à implantação do Terminal, serão agraciados com perspectivas de desenvolvimento regional e nacional, concretizando avanços sociais e econômicos e assegurando a sobrevivência da região noroeste paulista e sudoeste de Minas Gerais”.

Ao tomar conhecimento do teor do pronunciamento do deputado, Carlos Lima se declarou “lisonjeado pelo reconhecimento” e se disse feliz por ver “novas e importantes adesões ao projeto, como a do deputado Rossi, que, embora jovem, tem uma importante história de trabalho”. Lima concluiu dizendo que “é gratificante o reconhecimento que vem de fora. É sinal de que estamos no caminho certo”, afirmou.