Meio Ambiente

Desassoreamento da represa atinge 55% com previsão de conclusão até o final de julho



Desassoreamento da represa atinge 55% com previsão de conclusão até o final de julho

No dia Mundial do Meio Ambiente celebrado neste sábado, 5 de junho, a boa notícia é que Fernandópolis está resgatando seu principal manancial de água, a represa Beira Rio, na Avenida Augusto Cavalin que esta semana atingiu 55% do trabalho de desassoreamento que deve ser concluído até o final de julho, conforme previsão do Secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela em entrevista ao CIDADÃO.
Uma semana antes o prefeito André Pessuto (DEM), ao lado da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) anunciou a liberação de R$ 1,7 milhão para obras de infraestrutura, pista de caminhada, iluminação, calçamento, deques e paisagismo no entorno da represa para que o local se transforme, enfim, em área de lazer para a população.
“Falo com muita tranquilidade que na história de Fernandópolis esse foi o maior projeto de recuperação ambiental que o município já teve pelas dimensões da represa. Quem não teve oportunidade de ver a obra pode passar pela Augusto Cavalin e comparar o que era antes e como está hoje com 55% do trabalho concluído. O espelho d´água depois de concluído o desassoreamento vai impressionar, recuperando seu tamanho original da década de 70”, diz o secretário.
Vanzela lembrou que a primeira parte do projeto foi o burocrático e demandou cerca de um ano e meio para regularizar todo o processo e obter o licenciamento ambiental para a obra para poder utilizar o dinheiro do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
“Quando startamos o processo, estimamos que seria preciso retirar dali em torno de 60 mil metros cúbicos de sedimentos. Entretanto quando iniciamos o trabalho, após esse um ano e meio, aumentou em 25% a quantidade de sedimento que entrou na represa. Está demorando um pouco mais do que a gente imaginava porque começamos numa estimativa e tem muito mais sedimento para retirar. Em breve a draga vai ser colocada para retirar o sedimento do fundo e esperamos finalizar o trabalho, se tudo correr bem e não ocorrer nenhum percalço, até final de julho abrindo o caminho para as obras de urbanização no entorno para que a população possa usufruir desse bem ambiental”, diz. A parte da represa próxima a barragem da Avenida Augusto Cavalin ainda acumula muito aguapé.

 


Mais abaixo da represa da Augusto Cavalin, a segunda represa que fará parte do complexo de barragens naquela região, já está pronta, em processo de entrega para a prefeitura. A obra foi executada pelo Grupo Arakaki, através de uma PPP – Parceria Público Privada. Falta a infraestrutura de acesso, a pavimentação da avenida que passará por sobre a barragem e que dará acesso ao futuro loteamento do grupo.
“Juntando esses dois complexos de barragens, aquela região será transformada e ficará muito bonita para passeios com a família, pratica de esportes”, estimou.
Na comparação com a represa da Augusto Cavalin, a nova represa tem um espelho d´água menor, mais estreito, mas é bastante profunda, diz o secretário. “É uma bela obra, a represa conta com um sistema de vertedouro, modelo tulipa, o chamado vertedouro livre, que é bem moderno”, cita. Vanzela esclarece ainda que o objetivo da barragem é amortecer a cheia do Córrego da Aldeia e resolver o problema da Avenida Teotônio Vilela, há mais de uma década interditada por conta de problemas na travessia do córrego. A última ponte e todas as pontes foram arrastadas pelas cheias. Com a barragem esse problema está resolvido. Segundo a prefeitura, a travessia será resolvida com aduelas.