Meio Ambiente

Desassoreamento da represa para e aguarda licitação para dragagem



Desassoreamento da represa para e aguarda licitação para dragagem

A paralisação da obra de desassoreamento da represa Beira Rio chamou a atenção de moradores da cidade. Luzia Leite, moradora da Cecap, manifestou preocupação com a paralisação dos trabalhos, depois dos anúncios de que a área seria revitalizada para se transformar em ponto de lazer da cidade.

No ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente chegou a fazer duas previsões para conclusão das obras. O secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela explicou que o processo de desassoreamento da represa é feito em duas etapas. Na primeira etapa foi feita a escavação para retirada de sedimentos a uma profundidade de até 3 metros aumentando o espelho d´água.

 “Fizemos uma estimativa inicial, já que isso não é uma engenharia exata. A estimativa inicial era de retirada de 60 mil metros cúbicos de terra da represa, mas vamos finalizar retirando o dobro, cerca de 120 mil metros cúbicos próximo ao custo de R$ 700 mil. A dragagem vai aspirar o sedimento que está no fundo da represa para aumentar a profundidade.

“Esperamos fazer a contratação da empresa para dragagem até o final de março e concluir os trabalhos até julho”, estimou Vanzela. A Secretaria do Meio Ambiente está na fase de publicação do edital de licitação.