Geral

Descartar lixo de forma irregular em Fernandópolis dá multa



Descartar lixo de forma irregular em Fernandópolis dá multa

O descarte de lixo de forma irregular, infelizmente, ainda é um hábito muito comum em nosso país. Para coibir essa prática, os municípios realizam campanhas de conscientização da população, mas nem sempre é o suficiente.

Na última semana, em Fernandópolis, um flagrante de descarte irregular de lixo em um bueiro foi flagrado por câmeras de segurança no bairro Jd. Primavera e gerou revolta na população.

Com base nas imagens, a prefeitura identificou o autor e efetuou uma multa, conforme determina o Código de Posturas do Município. Além disso, ele terá que arcar com os custos da limpeza de um bueiro realizado pela Prefeitura.

“Nossas equipes realizam limpezas em galerias da cidade todos os dias. Encontramos de tudo, desde roupas, sacolas de lixo, pedaços de colchão, animais mortos, enfim, é muito complicado”, relatou o responsável pelo setor de Obras, Isaac Yamaguchi de Souza. Além de desobstruir as galerias, esse trabalho também visa diminuir o número de animais peçonhentos como o escorpião.

Em nota, o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Sérgio Vanzela destaca que Fernandópolis possui alternativas para a destinação correta de todos os tipos de resíduos sólidos. “Hoje, nossa cidade tem 100% de coleta do lixo comum e reciclável, possuímos o depósito para recolhimento de galhos e oferecemos para a população o PEV - Ponto de Entrega Voluntária, que fica ao lado da antiga estação ferroviária. Nesse local, o morador pode levar lixo eletrônico, sofás, pneus, óleo e até animais mortos”, destacou Vanzela.