A partir de segunda-feira, 29, mais de 10 mil estudantes das redes estadual e municipal retornam as aulas em Fernandópolis, na abertura do segundo semestre letivo.
Na rede municipal, serão mais de seis mil alunos matriculados nas CEMEI´S, EMEI´S, EMEF´S e EMEFA que retornam para sala de aula após as férias de julho.
A novidade no retorno às aulas são os Centros Tecnológicos Educacionais do projeto ‘Educar para o Futuro’ que foram instalados nas escolas Dr. Alberto Senra no Jardim Ipanema, João Garcia Andreo na Vila Nova e Pedro Malavazzi na Cohab Antonio Brandini, instituições de ensino que atendem em período integral. Também a o ‘Espaço Maker’ que vai funcionar na escola municipal José Zantedeschi entregue pelo Sesi no final de junho. A sala é um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas com foco na cultura Maker e em metodologias ativas.
REDE ESTADUAL
Na rede estadual, as aulas retornam na segunda-feira. Na região noroeste são cerca de 87 mil estudantes estão matriculados em 199 escolas.
No período entre 29 de julho e 2 de agosto, as escolas dão continuidade às aulas de revisão de conteúdo para as provas de recuperação marcadas para os dias 5 e 6 de agosto. A primeira etapa foi antes das férias de julho. Participam alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio com média no 1º e 2º bimestre abaixo de 5 em quaisquer disciplinas do currículo. A nova nota substituirá a menor entre os dois bimestres anteriores. A recuperação também será aplicada no fim do ano para aqueles com dificuldades no 3º e 4º bimestre.
No segundo semestre, os estudantes da rede estadual vão ter uma série de eventos como a Olimpíada, Saresp, Prova Paulista e provão Seriado Paulista, além de projetos de tutoria de língua portuguesa e matemática e fluência leitora.