Saúde

Dezembro Vermelho: médico alerta para a importância do diagnóstico precoce da Aids



Dezembro Vermelho: médico alerta para a importância do diagnóstico precoce da Aids

1º de dezembro é Dia Mundial de Combate a Aids e abre o mês “Dezembro Vermelho” de luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Em Fernandópolis, o Cadip -  Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias -  já vem desenvolvendo ação de prevenção com testagem rápida e orientações em diferentes pontos empresas, universidades e na prefeitura.

Este ano, 15 novos casos de HIV/Aids foram diagnosticados em pacientes residentes no município. Atualmente, 450 pacientes estão em tratamento cadastrados na Unidade que abrange 13 municípios da microrregião.

Em entrevista à Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet, o médico infectologista Mauricio Favaleça destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Segundo ele, hoje o tratamento avançou muito com medicamentos com menos efeitos colaterais e que garantem qualidade de vida. “Quem faz o tratamento nem transmite mais o vírus através de relações sexuais, o que reduz o número de novas infecções e da mortalidade”, afirmou. Disse que a ciência avança a passos rápidos para encontrar a cura da Aids através de medicamentos. Favaleça destacou a importância da prevenção através do uso de preservativo nas relações sexuais e não compartilhamento de seringas. Veja o vídeo abaixo: