Geral

Dia da Consciência Negra é celebrado com feriado estadual



Dia da Consciência Negra é celebrado com feriado estadual

No dia 13 de setembro o Governador Tarcísio de Freitas publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo a promulgação da Lei nº 17.746, a qual determina que o Dia Estadual da Consciência Negra, 20 de novembro, seja declarado feriado estadual. A determinação já vale para esse ano de 2023, ou seja, segunda-feira é feriado em todo o estado.

A data, na verdade, é uma alusão à data de falecimento de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior do período Brasil-Colônia. Zumbi representa para os negros a resistência e luta contra a escravidão, e lutou pela liberdade e prática da cultura e religião africana. O Dia da Consciência Negra é uma data de celebração e, também, de conscientização da população negra e todos em geral sobre a força, a resistência e o sofrimento que o povo negro viveu no Brasil desde a colonização.

Em Fernandópolis, para marcar a data será realizada a segunda edição da FerAfro, que começa na terça-feira, 21, e segue até o dia 30 de novembro no “Centro Cultural Merciol Viscardi”. O principal objetivo da ação é promover uma reflexão sobre a importância da cultura Afro na sociedade Brasileira.

A abertura irá acontecer no dia 21, às 19h30, com a palestra de André Santiago Baldan, que irá falar sobre “Abordagem histórica, conquistas e o que temos a avançar”. Também haverá uma apresentação musical da OSFER – Corporação Musical de Fernandópolis e o espetáculo de dança ‘Alma Negra’, da Unati – Universidade Aberta da Terceira Idade.

As obras de arte produzidas pelos alunos das 10 escolas da rede municipal de ensino que irão participar do evento estarão expostas na Biblioteca Municipal, que estará aberta para visitação entre os dias 22 e 23, e 27 a 30 de novembro. As visitas deverão ser agendadas pelo telefone 3462-6153.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal, no Teatro Municipal, onde as atrações culturais serão realizadas entre os dias 21 e 23 de novembro, serão disponibilizados 30 ingressos de cortesia para a população em geral. Os demais ingressos serão para o público previamente definido para as temáticas.

O evento é realizado pela Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Educação e Conselho Municipal dos Direitos da Comunidade Negra. O evento também tem a participação de diversas secretarias municipais, colaboradores, escolas, universidades e projetos sociais.