Política

Dia da posse terá cerimônia restrita para cerca de 90 pessoas



Dia da posse terá cerimônia restrita para cerca de 90 pessoas

Os eleitos em 15 de novembro vão poder levar até três convidados para a cerimônia de posse antecipada do dia 1º de janeiro para o dia 31 de dezembro no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim. Nesta sexta-feira, 18, a Justiça Eleitoral emitiu online os diplomas para todos os eleitos, não realizando a tradicional solenidade de entrega do documento que é obrigatório para a posse. 
Todos os preparativos para a sessão estão sendo adotados levando em conta os protocolos sanitários em função da pandemia. Ficou acordado que cada um dos eleitos, prefeito, vice-prefeito e os 13 vereadores, poderão levar, cada um, até três convidados para a sessão. 
A galeria do Palácio 22 de Maio tem capacidade para 160 pessoas e a estimativa é que 90 pessoas, devem participar da cerimônia, entre eleitos, convidados, imprensa e servidores do legislativo, possibilitando manter distanciamento social. A população poderá acompanhar a sessão de posse pelo rádio e internet. 

A sessão solene será instalada às 10 horas e terá a presidência do vereador mais votado, João Paulo Sales Cantarella. O primeiro ato formal de posse é o juramento dos eleitos. 
Pela ordem, os vereadores, serão os primeiros a proferirem o juramento: “Prometo manter, defender e cumprir a Lei Orgânica, observar as leis da União, do Estado e do Município, promover o bem geral dos munícipes e exercer o cargo sob inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade”. Ato continuo, todos respondem: “Assim o prometo”. Depois serão o prefeito André Pessuto e o vice Artur Watson Silveira. Pessuto deve fazer pronunciamento após a posse e reforçar o discurso de união já prevendo dificuldades para o próximo ano, em meio a luta contra a pandemia do coronavírus. 

ELEIÇÃO

Concluída a sessão de posse, os vereadores se reúnem para eleger a mesa diretora para o biênio 2021/2024. A votação é aberta. O atual vice-prefeito Gustavo Pinato (DEM), que já foi vereador no mandato entre 2013/2016 e está retornando ao Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim deve ser eleito presidente para o primeiro biênio legislativo 2021/2022. A vice-presidência da mesa deverá ser ocupada pelo vereador João Garcia Filho (PTB). Para os demais cargos aparecem cotados Julinho Barbeiro (PP) e Jeferson da FEF (DEM). 
Por enquanto, nenhum outro nome foi lançado para a disputa de presidente e é provável que ocorra candidatura única de Gustavo Pinato. Nesta quinta-feira, os vereadores eleitos para o novo mandato participaram de uma reunião para definir os detalhes da posse no dia 31.