Artigos

Dia das Mães: uma boa data para lembrar os cuidados com a saúde



Dia das Mães: uma boa data para lembrar os cuidados com a saúde

Amanhã é o Dia das Mães, e não se trata apenas de uma simples comemoração. A data serve ainda para nos lembrar da importância dos trabalhos em prol a saúde da mulher. Em Fernandópolis, em 2014, 215 mulheres deram à luz com o acompanhamento dos agentes da Secretaria da Saúde, que dispõem de 15 Unidades Básicas de Saúde com Estratégia de Saúde da Família – UBS com ESF, mais duas Unidades Básicas com as especialidades Clínica e Ginecologia e Obstetrícia e mais o Centro de Apoio a Saúde da Mulher que fazem acompanhamento de pré-natal, obrigatoriamente com oito consultas, sendo seis antes do parto e duas após o parto, conforme a linha de cuidado da gestante e puérpera. De acordo com a nossa entrevistada de hoje, a secretária de Saúde Lígia Barreto, já foram feitas 300 ultrassonografias este ano. Além de destacar todos os trabalhos realizados em prol da saúde das mães do município e todas as mulheres em geral, a secretária assegurou que ainda será implantado pela atual gestão 100% de UBS com ESF para que a cada área de abrangência com até 3,5 mil habitantes tenha uma equipe de Estratégia de Saúde da Família composta por um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e seis ACS – Agente Comunitário da Saúde.

 

Quais trabalhos são realizados pela Secretaria de Saúde no que diz respeito à saúde da mulher?

São realizados trabalhos preventivos como o Papanicolau, mamografia e consulta de climatério, entre outros. Quanto às gestantes, são acompanhadas em consultas de pré-natal/puerpério – grupos de gestantes, com entrega de kits de bebê para as participantes dos oito encontros de orientação com temas voltados aos cuidados durante o pré-natal para a saúde da gestante e do bebê, e outros cuidados com o bebê após parto. No mês de fevereiro concluímos um curso de gestantes na UBS Dr. Gersino Mazzi (Pôr do Sol) com 26 participantes, e na ocasião, junto da prefeita Ana Bim, entregamos diversos kits de enxovais para as mães.

Existe algum programa para auxiliar as gestantes antes, durante e após o parto?

Sim. Hoje as 15 Unidades Básicas de Saúde com Estratégia de Saúde da Família – UBS com ESF, mais duas Unidades Básicas com as especialidades Clínica e Ginecologia e Obstetrícia e mais o Centro de Apoio a Saúde da Mulher realizam acompanhamento de pré-natal, obrigatoriamente com oito consultas, sendo seis antes do parto e duas após o parto, conforme a Linha de Cuidado da Gestante e Puérpera. Todos os exames necessários são priorizados. Inclusive, foi acordado com os médicos da rede municipal três exames de ultrassonografia, para maior segurança tanto da gestante como do médico. Sendo que o protocolo do Ministério da Saúde recomenda uma ultrassonografia por gestação. A captação da gestante é iniciada através da visita domiciliar do Agente Comunitário da Saúde – ACS, realizada todo mês nas residências da área de abrangência sob sua responsabilidade. Por isso, a prefeita Ana Bim vai implantar 100% de UBS com ESF para que a cada área de abrangência com até 3,5 mil habitantes tenha uma equipe de Estratégia de Saúde da Família composta por um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e seis ACS. Essa implantação proporcionará maior acessibilidade a toda população. Assim que as gestantes são cadastradas elas também são encaminhadas ao dentista da UBS e vacinadas. Todas as gestantes de alto risco são encaminhadas para o Centro de Apoio a Saúde da Mulher.

Fernandópolis deixa algo a desejar quando uma mãe do município escolhe Fernandópolis para dar à luz?

De forma alguma. Todo o pré-natal é realizado com muito cuidado e competência pelos profissionais das equipes de saúde do município e, o acolhimento no Centro Obstétrico da Santa Casa se empenha em deixar a gestante o mais confortável e acolhida possível. Durante os grupos de pré-natal tem um dia designado para a gestante conhecer a Santa Casa e o Centro Obstétrico.

Qual o número de ultrassonografias realizado em 2013 e em 2014?

Para as gestantes foram aproximadamente 2,5 mil em 2013. E aproximadamente 300 em 2014 até o mês de março. A gestante tem prioridade na realização dos exames de rotina.

Foram realizados quantos partos? É possível especificar quantos foram por operação cesariana?

Em 2012 foram realizados 754 partos, sendo 100 vaginais e 654 cesáreas; em 2013 foram realizados 770 partos, sendo 150 vaginais e 619 cesáreas; em 2014 foram realizados 215 partos, sendo 61 vaginais e 154 cesáreas.

No ano de 2013 com a implantação dos grupos de gestante, iniciamos os trabalhos com o intuito de diminuir o índice de cesáreas, fato que está surtindo resultado considerando que em 2012 foram 86%, em 2013 foram 80,66% de cesáreas e até o momento em 2014 foram 71,6% cesáreas. Cabe ressaltar que este índice não diminuía desde o ano de 2010. Esse trabalho de diminuição do índice de cesáreas envolve toda a rede de saúde não só a municipal como também a Santa Casa de Fernandópolis, e as instituições educacionais como UNICASTELO e a FEF, com as quais a Prefeitura tem parceria e que também estão comprometidos com a Secretaria Municipal da Saúde com uma saúde qualificada.

Quais os principais atendimentos realizados na Clínica da Mulher?

Pré-natal com algum risco e mulheres que foram encaminhadas pela atenção básica devido a um diagnóstico que necessite de cirurgia e outros tipos de complicações que a atenção básica não possa resolver. A porta de entrada da assistência à saúde é a Atenção Básica – UBS.

Acredita que muitas mulheres deixam de lado o pré-natal?

Não, pois além da busca ativa que os ACS realizam no início da gestação, assim que a gestante faz o exame Bhcg verificando se está grávida, é dada a entrada no sistema do SISPRÉNATAL que faz parte da “Rede Cegonha” do Ministério da Saúde e, automaticamente se ela falta à consulta a equipe de saúde detecta e convoca, pois além do município ter que alimentar o sistema, não podemos e não devemos perder o controle sobre a situação da gestante. E quando necessário, a equipe de saúde conta com a participação do Conselho Tutelar.

Qual a principal dúvida das mães quando procuram atendimento na Clínica da Mulher?

As gestantes que são encaminhadas para a Clínica da Mulher são apenas as gestantes de alto risco, desta forma têm muitas preocupações, pois sua gestação possivelmente poderá ser mais complicada. Por isso, essas gestantes são acompanhadas na Clínica da Mulher por necessitarem de maior número de consultas e exames do que as gestantes de baixo risco.

No que diz respeito à saúde da mulher, neste Dia das Mães, as mães fernandopolenses têm mais a comemorar ou a lamentar?

Muito a comemorar, considerando que em 2013 conseguimos alcançar um índice de mortalidade infantil e fetal que não era conseguido desde 2009.  Por exemplo, no ano de 2012 foram 18 óbitos entre fetais e menores de cinco anos de idade e no ano de 2013 tivemos oito óbitos entre fetais e menores de cinco anos de idade. Significando uma redução de mais de 50%, atingindo a meta pactuada e indicando que a qualidade do pré-natal nas Unidades de Saúde melhorou.

Qual a média de idade das mães fernandopolenses que recebem atendimento municipal?

A faixa etária com maior incidência de gravidez é de 20 a 34 anos de idade, mas, em 2013 foram oito gestantes com 14 anos de idade, 109  gestantes na faixa etária de 15 a 19 anos de idade e 92 gestantes com 35 ou mais.

Qual a estratégia em detrimento à conscientização de adolescentes quanto às DSTs?

A iniciação da atividade sexual tem sido cada vez mais precoce e a falta de informações tem elevado muito as estatísticas da ocorrência de DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis e a AIDS (SIDA) - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, portanto a estratégia que o município de Fernandópolis desenvolve é levar informações onde estes adolescentes estão, ou seja, realizar palestras focando DST/Aids em escolas municipais, estaduais, particulares e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Estas palestras visam disseminar informações concernentes às transformações que ocorrem no corpo do adolescente, higiene corporal, relacionamento sexual, prática correta do uso de preservativos masculino e feminino, entrega de materiais ilustrativos para dar um sentido visual informativo sobre as DST/Aids e distribuição de preservativo em todas as Unidades de Saúde do município.

Após receber o atendimento durante a gravidez, as mães continuam frequentando a Clínica da Mulher?

Após o parto a mulher terá que voltar ao retorno para realização da consulta de puerpério mais duas vezes. Após esses retornos ela terá alta e será acompanhada pela equipe da atenção básica - UBS, nas consultas de rotina. O bebê também será acompanhado pela equipe da atenção básica - UBS para realização da puericultura, programa de acompanhamento da criança de 0 a 12 anos de idade e também pela saúde bucal. Além disso, toda criança de seis meses a cinco anos de idade é agendada no programa Bebê Clínica para atendimento odontológico e os responsáveis participam de grupos de orientação e prevenção da saúde bucal.

Qual a mensagem que você deixa para as mães do município?

É fato que as mulheres se preocupam mais com a sua saúde do que os homens, no entanto, na atualidade as mulheres assumiram muitas funções e acabam deixando de realizar os exames de rotina como o Papanicolau, Mamografia e Palpação das Mamas. Dessa forma, pedimos às mulheres que procurem a UBS mais próxima de sua residência no mês do seu aniversário (recomendação do programa) para realização desses exames. E as mulheres grávidas, orientamos para que não deixem de realizar o pré-natal, pois esse acompanhamento leva a evolução para um parto tranquilo, de preferência vaginal (normal).

A saúde da mulher é uma preocupação da administração municipal e todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão empenhados em oferecer sempre o melhor. Desejamos um Feliz dia das Mães a todas as mães do município e também de Brasitânia.

 

 

OLHOS

-A porta de entrada da assistência à saúde é a Atenção Básica – UBS.

-Todo o pré-natal é realizado com muito cuidado e competência pelos profissionais das equipes de saúde do município e, o acolhimento no Centro Obstétrico da Santa Casa se empenha em deixar a gestante o mais confortável e acolhida possível

-No ano de 2013 com a implantação dos grupos de gestante iniciamos os trabalhos com o intuito de diminuir o índice de cesáreas, fato que está surtindo resultado