Religião

Dia de Santo Antônio será comemorado com o terço e festa junina na comunidade



Dia de Santo Antônio será comemorado com o terço e festa junina na comunidade

Na próxima segunda-feira, 13, a comunidade católica celebra o dia de Santo Antônio e as comemorações já iniciaram desde o dia 31 de maio com a trezena em louvor ao padroeiro. Hoje, 11, às 19h30 acontece o terço e, em seguida, a tradicional festa junina com o levantamento do mastro em homenagem ao santo. 
Em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da rádio Difusora FM, o padre Valdair Aparecido Rodrigues disse que na festa junina vai ter pipoca, bolos, doces, pastel, milho verde, quentão, achocolatado, espetos de carne, kafta e bebidas em geral. “A festa será beneficente para manutenção e os trabalhos realizados m prol da Comunidade”, destacou o pároco.
Na segunda-feira, 13, dia de Santo Antônio, acontece a celebração da missa em louvor ao padroeiro a partir das 19h30 na Comunidade. “No final da missa serão distribuídos os tradicionais pãezinhos, assim como Santo Antônio o fazia para as famílias carentes”.
Durante a entrevista, o padre explicou que o santo, popularmente conhecido como ‘santo casamenteiro’, não promovia casamentos para ter esse título. “Ele fazia a preservação das famílias e supria as crises familiares para manter o casamento. Santo Antonio salvava os casamentos com seus ensinamentos, pregações e sua língua afiada para o Evangelho”.
ARRAIÁS
O final de semana será de muitas festas juninas em Fernandópolis e região. Hoje, 11, também acontece a 11ª edição do tradicional ‘Arraiá da AVCC’ – Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer no Centro Pastoral da Aparecida. Os últimos ingressos estão à venda por R$ 20 e está incluso, além da entrada na festa, chocolate quente, quentão, pipoca, amendoim, bolo e doces. A animação da será da dupla Gabriel e Santiago. Os ingressos podem ser adquiridos pelos telefones 3462-5070 ou 99733-1836.
No mesmo dia, também acontece o “15º Arraiá da Rua Florêncio em Mira Estrela”. Uma festa tradicional que precisou fazer uma pausa de dois anos durante a pandemia. “Em 2020 fizemos uma live onde arrecadamos mais de R$ 11 mil reais para a Santa Casa e duas toneladas e meia de alimentos que foram distribuídos na cidade para as famílias necessitadas”, disse Pedro Fioroti, da organização da festa.
Esse ano a festa está de volta para celebrar seus 15 anos em grande estilo. Haverá distribuição de pipoca, quentão, achocolatado e bolo. Também haverá bingo, quadrilha e shows coma dupla Lucas e João Marcos e DJ Leozin no Beat.
Beneficente, a festa pede aos visitantes que leve 1 kilo de alimento não perecível, produtos de limpeza e higiene pessoal, que serão doados para o Parque Residencial São Vicente de Paulo, que há cinco anos é beneficiado com esse evento. O arraiá começa às 20 horas na Rua Florêncio Vicente, em Mira Estrela.
Amanhã, 12, será realizado o “Juninão de Macedônia”, que terá como atração principal a dupla Fiduma e Jeca. Os sertanejos prometem um repertório com os clássicos da dupla que conquistaram sucesso ao misturar bom humor com a música sertaneja. Entre os principais sucessos se destacam o “Anjo Chapadex”, “Ascendente em Capricôrno”, “Chifre Detox” e “Bagunçando as Avenidas”. A festa é gratuita e acontece a partir das 20 horas na Praça da Matriz de Macedônia.