Neste sábado, 15 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, uma campanha dedicada a conscientizar a população sobre os sinais da doença em crianças e adolescentes, além de oferecer apoio aos pacientes e suas famílias.
O câncer já é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, representando 8% do total de óbitos nessa faixa etária.
Na região, o principal centro de tratamento e diagnóstico é o Hospital de Amor que mantém unidade Infantojuvenil.
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida das crianças afetadas. Segundo o Dr. Luiz Fernando Lopes, diretor do Hospital de Amor Infantojuvenil, o diagnóstico precoce pode salvar a vida da criança. “A maioria dos tumores pediátricos iniciam-se com sinais muito parecidos com sinais de outras doenças que são comuns na criança e com isso podem muitas vezes confundir os pais. Se estes pais forem alertados, assim como os professores nas escolas e toda comunidade, aumenta a chance de alguma pessoa perceber algo na criança.” e ressalta, “A chegada tardia a um centro especializado pode tirar da criança a chance de cura ou diminuir bastante essa chance”.
Em Fernandópolis, uma praça ao lado da UPA inaugurada em 2016 ganhou o nome de João Pedro Azevedo em homenagem ao menino que lutou contra uma leucemia. O pai, Claudio Azevedo criou o projeto Seja um Herói para estimular doação de medula óssea.
CAUSAS E SINTOMAS
O câncer infantil apresenta algumas particularidades em relação aos cânceres manifestados em adultos. Uma das principais é o fato de crianças enfrentarem muito melhor a doença. O motivo é que, por ter órgãos mais jovens, o organismo da criança responde melhor ao tratamento quimioterápico.
Além disso, o câncer infantil na maioria das vezes tem origem embrionária, assim, a reação ao tratamento é mais eficaz. As causas do câncer podem ter origens genéticas e ambientais. Entre os fatores de risco estão a radiação, substâncias tóxicas e infecções virais.
Contudo, é desconhecida a maioria dos casos de câncer infantil. Em crianças e adolescentes, o câncer desenvolve-se rapidamente a partir dos sinais. Por isso, é fundamental ficar atento a alterações físicas e comportamentais.
Ainda que o reconhecimento imediato seja difícil, visto que os sintomas podem misturar-se a de outras doenças típicas da infância, o diagnóstico precoce oferece maiores chances de tratamento e cura.
Desse modo, o acompanhamento periódico com um pediatra é indispensável. Os principais sintomas de câncer em crianças, são:
- Febre sem causa aparente ou que não apresenta melhora;
- Perda de peso rápida e sem explicação;
- Dor de cabeça frequente e vômito;
- Quedas e contusões frequentes;
- Alteração de visão repentina;
- Nódulo ou inchaço incomuns;
- Dor ou mancar ao caminhar;
- Palidez perda de energia;
- Dor progressiva.
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER INFANTIL
O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil é uma data de grande importância. Afinal, visa a conscientização da população a respeito do diagnóstico precoce e tratamento adequado. O dia também promove o apoio e solidariedade aos familiares e crianças que estão passando por essa situação.
Considerando o ~câncer em crianças uma doença que afeta milhares de famílias em todo mundo, a data é uma iniciativa criada para a sensibilização da sociedade e mobilização de esforços que contribuam para o diagnóstico precoce, tratamento e suporte.
No câncer infantil o diagnóstico precoce tem grande influência na redução da mortalidade pela doença. Assim, com a investigação e descoberta precoce, é possível diminuir o número de mortes e oferecer um tratamento que não seja tão agressivo