Geral

Diretoria de Saúde discute incentivo ao Pré Natal



Diretoria de Saúde discute incentivo ao Pré Natal
Na manhã da última sexta-feira dia 6, a Diretoria Municipal de Saúde realizou uma reunião com médicos de ESF ( Estratégia de Saúde da Família) e ginecologistas das UBSs (Unidade Básica de Saúde). O objetivo do encontro era discutir meios de incentivar e aumentar a preocupação das gestantes quanto a importância do pré-natal.

Foram treze profissionais da saúde reunidos para a discussão que foi coordenada pela diretora de Saúde Lígia Barreto. A preocupação partiu da baixa procura do pré-natal em relação ao número de gestantes e têm como meta melhorar o sistema de assistência à saúde da gestante integrando e regulando o atendimento no nível ambulatorial básico, possibilitando a organização e a regulação do sistema de acompanhamento e cadastramento da gestante durante o pré-natal.

Segundo a diretora, é importante despertar na gestante a consciência de que o atendimento de Pré-Natal é direito garantido e intransferível, sua facilidade e suas vantagens.

O acompanhamento Pré-Natal consiste em seis consultas durante a gestação, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo e três no terceiro; e uma consulta médica até 42 dias após o nascimento para concluir o acompanhamento.