Geral

Diretoria de Saúde dobra número de exames de Papanicolau



Em relação ao ano passado, a Diretoria Municipal de Saúde conseguiu dobrar o número de exames preventivos ao câncer de colo uterino realizados no município. O aumento foi conquistado através das campanhas de promoção da saúde feminina promovidas anualmente pela Prefeitura.

De acordo com dados da Diretoria de Saúde, durante a semana da mulher deste ano, realizada no período de 10 a 14 de março, foram realizados 470 exames de Papanicolau. Houve uma queda no número de exames se compararmos com a campanha de 2007, quando 748 mulheres procuraram as unidades de saúde para fazerem o exame preventivo.

Segundo a coordenadora de Enfermagem, Francislaine Penariol Baroni, a diminuição do número de exames aconteceu apenas durante a campanha e está relacionada ao aumento da procura pelo exame durante o ano todo. Enquanto em 2007, 25% das mulheres fernandopolenses faziam o exame, neste ano, se compararmos os 3 primeiros meses, a porcentagem chega a 50% da população feminina da cidade. “Conseguimos conscientizar a população feminina e fazer com que criem o hábito de procurar o médico rotineiramente, e não esperar apenas o período que desenvolvemos as campanhas”, completa Francislaine.

As mulheres que não participaram da campanha, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Postos de Saúde da Família (PSF) e fazer os exames gratuitamente. O Ministério da Saúde aconselha que o exame deve ser feito uma vez por ano e, estabelece como meta a cobertura de 60% da população feminina. Se somado o número de exames realizados em clínicas e hospitais particulares Fernandópolis está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo órgão.

Os cuidados com a saúde da mulher não se resumem ao período da campanha. Durante o ano todo a Diretoria de Saúde presta um atendimento diferenciado e específico para cada fase da vida da mulher. Da adolescência à gestação, a população feminina recebe desde orientações até o acompanhamento pré-natal e pós parto. O Programa Saúde da Mulher é realizado em todas as unidades de saúde, o atendimento é gratuito.