Depois do registro, no último dia 26 de novembro, de um boletim de ocorrência feito pelo vereador Francisco Affonso de Albuquerque (PSB), que denunciou a existência de cerca de 21 mil comprimidos do anticoncepcional Nociclin com prazo de validade vencido na Farmácia Municipal, situada no Centro de Saúde, a Diretoria Municipal de Saúde apresentou uma nota de esclarecimento na última terça-feira, 4.
Segundo a nota, em 22 de novembro de 2006 a Farmácia Municipal recebeu 14.104 cartelas de Nociclin com validade para o mês de outubro de 2007. Daquele total, foram utilizadas 11.408 cartelas. As restantes 2.696 cartelas tiveram o prazo vencido.
De acordo com a versão da administração, teria havido demora de seis para a entrega do produto, desde que fora requerido ao Ministério da Saúde. Assim, com o re4cebimento do lote de medicamentos só em novembro do ano passado, restavam apenas dez meses para sua efetiva utilização. A Diretoria de Saúde ainda teria oferecido os comprimidos a prefeituras da região, que, bem abastecidos, abriram mão da oferta.