A chegada do inverno era uma das preocupações principais da coordenadoria do serviço municipal de Saúde. De acordo com o diretor, o médico José Martins Filho, é nesta época do ano que se avolumam os problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos.
Assim, a pasta da administração dotou todos os postos de saúde do município de compressores novos, para que a população pudesse ter o serviço de inalação sempre à disposição.
Álvaro Okabe, coordenador do departamento de Odontologia, explicou que os antigos compressores não eram de boa qualidade. Fizemos as instalações das tubulações por sobre as lajes dos postinhos, até as respectivas salas de inalação da unidade, disse Okabe. O próprio coordenador, em alguns casos, empunhou a furadeira para ajudar os operários encarregados do serviço.
Nessa quinta-feira, 16, o novo sistema de inalação foi introduzido no PSF do distrito de Brasitânia, completando o ciclo das unidades de saúde de Fernandópolis 11 PSFs, quatro UBSs, o CADIP, o CAPS, o Centro de Capacitação Rural e Unidade Rural (esta, inaugurada em maio).
Na área do atendimento odontológico, a assessoria divulgou dados estatísticos dando conta de que, de fevereiro a junho deste ano, foram realizados 46.320 procedimentos. Esse número não inclui os atendimentos do posto de Brasitânia.