Geral

Diretoria de Saúde na campanha de doação de medula



A Diretoria Municipal de Saúde com o apoio do Rotaract Clube, em parceria com a Fundação Pio XII de Barretos realiza em Fernandópolis uma Campanha de Doação de Medula. A campanha pretende aumentar o número de pessoas cadastradas no REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea) que podem ser possíveis doadores.

Dados do REDOME mostram que hoje, cerca de 800 pacientes aguardam uma doação de medula e que a chance de encontrar um doador compatível fora da família é muito pequena, uma em cem mil.

As pessoas interessadas poderão comparecer no dia 31 de maio na Fundação Educacional de Fernandópolis, no dia 01 de junho na Universidade Camilo Castelo Branco e no dia 02 de junho no Postão da avenida Milton Terra Verdi. Em todos os dias a campanha acontecerá das 08h às 17h.

A medula óssea é um tecido localizado na parte interna dos ossos e é nela que se encontram as células mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo. O transplante é necessário para pessoas que tem doenças que comprometem a produção do sangue pela medula como leucemias, aplasias medulares e crianças com algumas doenças genéticas.

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde, preencher o cadastro com seus dados completos e endereço, coletar uma amostra de 10 ml de sangue para teste de identificação de tipagem genética (HLA). Seus dados serão enviados junto do resultado do exame ao banco de dados do REDOME no Rio de Janeiro. As pessoas interessadas cadastradas do REDOME serão convocadas quando houver um paciente necessitado de transplante e que não tenha sido encontrado doador compatível na família. O doador passará por novos testes e se a compatibilidade for confirmada o doador será consultado para decidir a doação.

Se o doador cadastrado no REDOME for compatível passará por uma avaliação clínica e se estiver em bom estado de saúde e puder de fato ser doador, realizará a doação no centro de transplante mais próximo de sua casa. A medula vai até o paciente congelada.

A doação é segura, não há risco nenhum para o doador e as células se refazem rapidamente como na doação de sangue. Vale lembrar que o doador não terá custo algum, toda a cobertura é feita pelo Ministério da Saúde através do SUS.