Educação

Dirigente de ensino explica exoneração



Dirigente de ensino explica exoneração

A DRE – Diretoria de Ensino de Fernandópolis-, está sob novo comando interinamente. A supervisora de ensino Rosimeire Rita Zonato Ignácio, por enquanto, é a nova dirigente de ensino em substituição à Adélia Meneses da Silva, que foi exonerada do cargo nesta quinta-feira, 18, a seu pedido.
Em entrevista ao CIDADÃO, Adélia Meneses, que ficou no cargo durante 13 anos, explicou o motivo de ter pedido a exoneração ao secretário, um dia após a Polícia Federal de Jales fazer uma varredura em uma das salas da Diretoria de Ensino na última terça-feira, 16, pela manhã, em cumprimento à operação, que foi batizada de “Bolsa Fantasma”, que tinha como objetivo investigar fraudes nos programas “Escola da Família”, do Governo de São Paulo, e do FIES, do Governo Federal.
“Minha exoneração foi uma exoneração a pedido, pois se eu fosse exonerado, apenas, dava uma sensação para quem lê-se que tinha alguma coisa errada na diretoria de ensino e, exatamente, fiz esta exoneração a pedido para que toda minha comunidade saiba que eu tenho o máximo de isenção em todas as situações da diretoria de ensino. Conversei com o secretário (de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald) e disse que aposentaria daqui alguns meses e por isso não teria problema. Ele me respondeu dizendo que não queria perder uma profissional igual a mim e acatou meu pedido de ficar uns dias afastada. Em seguida ele ligou para a substituta (Rosimeire) e disse o mesmo, para ela ficar por um tempo frente à diretoria até que eu voltasse para manter os bons resultados da diretoria que é umas das melhores do Estado de São Paulo”, explicou Adélia.

Ela disse ainda que não sabe qual o prazo temporário do afastamento forçado. “Ele (Herman) não estipulou prazo. Se não voltar mais não tem problema pois abril é meu mês de aniversário e por força da lei terei de aposentar um pouco antes. Para quem ficou 18 anos na diretoria não tem problema se não voltar antes disso. Para que que vou ficar aí, expondo a diretoria? Muitos pensam que tem coisa errada por ser exonerada, mas é apenas por precaução, estou aqui (cargo de dirigente) há 13 anos, já fiz minha parte.”, contou Adélia.

Ela ainda acenou com a possibilidade de Rosimeire Rita Zonato Ignácio ser efetivada em 2015. “Se depois o secretário disser que vou voltar e eu não quiser ele pode decidir por ela (Rosimeire) ficar em definitivo. Já fiz a propaganda dela pois é fantástica, competente e maravilhosa”, destacou a ex-dirigente.

Por fim Adélia disse que preferiu afastar-se do cargo até a “poeira baixar”.
“Ele (Neuclair Félix, coordenador do programa Escola da Família) é funcionário meu e está no meio. Estou orientando pessoas como prova para são Paulo, para secretaria, que todos estão frequentando. Vão passar uma relação dos alunos e a frequência deles. Nossa parte está correta e o Neuclair está passando por uma situação de desmoralização e não tem nada a ver com ele”, explicou.